Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoNa verdade tudo depende desta base poderosíssima, o amor”

Na verdade tudo depende desta base poderosíssima, o amor”

O que é, na tua opinião, ser pai/o papel do pai?
Ser pai, de facto, é uma experiência existencial única e real. Somente aqueles que exercem este poder da natureza conseguem descrever ao pormenor este delicioso viver. Podemos dizer que é amor à primeira vista. O nosso maior papel é sermos o exemplo a ser seguido. É desta forma que os nossos filhos nos veem. O protetor, ajudador, amigo, companheiro e o braço forte.

Quais as principais diferenças (se as houver) entre o “pai de hoje” e o “pai de antigamente”?
Sim, de facto existe uma grande diferença entre ambos. A questão temporal e tecnológica são um grande fator a ter em conta. Hoje, o pai é muito mais ativo na vida dos filhos do que o pai de antigamente. Na antiguidade, a maior preocupação do pai era buscar o sustento para a sua casa. A sua vida não era facilitada devido aos grandes obstáculos existentes na antiguidade. Hoje, o pai continua a agir da mesma forma. Porém, com o avanço da tecnologia, bons transportes, a vida do pai moderno tornou-se mais facilitada. Hoje consegue exercer o papel de pai supridor e educador. Um pai presente e mais ativo na vida dos filhos.

Ainda assistimos muitas vezes ao papel do pai como uma figura secundária na vida do filho (sendo a mãe a principal). Concordas com esse facto?
Depende do ponto de vista do argumentador. Acredito que atualmente vivemos uma nova realidade devido aos avanços sociais. Com este avanço em todas as áreas da sociedade, o pai tornou-se muito mais presente, passando a ser uma figura de grande importância e influência na vida dos filhos. Penso que atualmente os pais possuem uma paridade fenomenal e muito ativa.

É mais difícil para uma criança criar maior vínculo com o pai do que é com a mãe?
Penso que existe muita mistificação na questão real e vivencial do ser em relação à figura paterna. O grande vínculo entre pessoas possui uma base, o amor. Se o pai for um pai amoroso, tudo se torna diferente na vida dos filhos. Quanto maior for esta demonstração real de amor, maior será o vínculo criado entre ambos. Na verdade, tudo depende desta base poderosíssima. O AMOR.

É importante que os homens queiram um papel mais ativo no ato de cuidar?
Acho que os homens já desempenham este papel ativo atualmente. Porém, não podemos deixar de observar que esta realidade depende de sociedade para sociedade. Na nossa realidade os homens passaram a ser mais presentes em relação aos filhos.

No caso de pais divorciados, de que forma é que as crianças podem tirar maior partido de ambos os pais? Será que poderá afetar negativamente a criança?
Nenhuma separação é saudável para os filhos. Uma casa dividida não subsiste sem demostrar as suas rachaduras com o tempo. No caso de pais divorciados eles teriam de ter uma atenção dobrada em relação aos seus filhos. Esta compensação dobrada seria a compreensão, dedicação e amor.

Welberg Rodrigues

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas