O Centro juvenil de S. José, sediado em Guimarães celebrou, no dia 19 de março 108 anos de história.
As comemorações foram retomadas este ano, com o programa tradicional e também com a apresentação do livro “Feliz na Escuridão”, de autoria de José Francisco Machado, que tem o pseudônimo de Pepe Guimarães, filho de um antigo aluno das Oficinas de São José nas décadas de 20 do século passado, que manifestou essa vontade por ser a instituição onde o pai andou e porque ainda se lembra das estórias que o pai contava”, indicou o Presidente da Direção do Centro Juvenil de São José, instituição que nasceu precisamente a 19 de Março de 1914, num tempo em que as necessidades sociais eram diferentes das atuais.
Entre as valências disponibilizadas pelo Centro Juvenil de S. José, encontra-se a Creche Rosas Amorim Vieira, em Jugueiros, que também comemorou no dia 19 de março, o seu 11°aniversário.
A Creche Rosas Amorim Vieira (CRAV) localiza-se em Jugueiros, e surgiu com o objetivo de poder contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional da freguesia em causa, e colmatar as poucas respostas sociais existentes nas áreas limítrofes. Esta resposta social tem promovido e dinamizado o desenvolvimento social local.