Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaGaleria Piso Dois expõe "Territórios" de Joana Antunes e Fernando Barros

Galeria Piso Dois expõe “Territórios” de Joana Antunes e Fernando Barros

Na próxima sexta-feira, dia 10 de março, às 21.15h é inaugurada a exposição “Territórios” dos artistas plásticos amarantinos, Joana Antunes e Fernando Barros na Galeria Piso Dois, na Escola Secundária de Felgueiras.

A exposição patente intitulada de “Territórios”, vem congregar a pintura da artista Joana Antunes com as obras do escultor Fernando Barros, num diálogo que pretende colocar o espetador no centro da disseminação das narrativas de cada um. Procuram levar o espetador parar lugares que não fazem parte da nossa cultura mental.

“Se não podemos renegar o passado, também não podemos esquecer das pessoas que o construíram, nas melhores e piores circunstâncias” referem os artistas. “Que esta exposição, não seja uma viagem, mas sim uma experiência coletiva num mundo que alberga toda a gente e todos se sentem representados” desejam em nota enviada por Pedro Tribuzi, Curador da exposição e professor da Escola Secundária que dinamiza a Galeria Piso Dois já há vários anos.

Também na sexta-feira, às 21.30h haverá um espetáculo de dança “Balleteatro”.

Fernando Barros, pintor e escultor, nasceu em 1951 em Amarante, onde vive e trabalha. Em 2006, começou a desenvolver processo de trabalho artístico, com Teresa Silva e Alberto Péssimo na Cooperativa Árvore, onde ao longo de 13 anos, participou em mais de uma centena de exposições coletivas e individuais, no país e no estrangeiro. Está representado em diversas coleções oficiais e particulares.

Joana Antunes nasceu em 1979 em Amarante, onde viveu e estudou até ser maior de idade. Reside em Felgueiras há alguns anos. Aos 16 anos, iniciou a sua carreira artística, debruçando as suas visões nos suportes de pintura, escultura e mais recentemente da ilustração. Em 2019 ilustrou dois livros infantis, “À Descoberta do Foral de Felgueiras” , da autoria de Raquel Brochado, projeto do Município de Felgueiras, para oferta a todos os alunos dos 5º e 6º anos, do concelho de Felgueiras, e “Águas de Infância”, livro de poesia infantil da autoria de Nuno Higino.

As suas obras refletem um imaginário fantástico, onde a narrativa suporta um conjunto de metáforas onde as sensações provocadas pela mescla abundante de cores, amplifica o sentido das ideias. Regista a participação em vários projetos de ilustração a que se somam várias participações em exposições coletivas e individuais ao longo destes anos, nas diferentes áreas: pintura, escultura e também da ilustração.

Foi ao longo do tempo ganhando mais relevo e as suas exposições ganharam dimensão nacional e internacional, nomeadamente através da curadora italiana Mónica Ferrarini, onde a sua presença tem sido assídua em exposições coletivas em galerias de arte em Roma.

Em março de 2020, o SF desafiou Joana Antunes, a ilustrar a pandemia que Felgueiras e o mundo viviam. A capa da edição do SF inspira-se no movimento “Vai ficar tudo bem” a propósito dos dias de pandemia que se viviam e é uma ilustração de Joana Antunes alusiva à esperança em dias melhores por causa da Covid-19. É da sua autoria e é exclusiva!

Capa do SF 1336 de 27 de março de 2020


Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas