Pub

Quinta de Maderne
InícioOpinião“Educação como impulsionador do desenvolvimento de Felgueiras”

“Educação como impulsionador do desenvolvimento de Felgueiras”

Felgueiras, assim como muitas outras cidades da mesma dimensão, precisam de continuar, e até mesmo aumentar o seu investimento em educação. Este investimento é essencial para que a cidade possa desenvolver e alcançar o progresso econômico e social. A educação é uma das principais ferramentas para moldar uma sociedade com vista a torná-la mais justa e equitativa.
É, por isso, necessário que estejam reunidas todas as condições para garantir a qualidade do ensino. Muitas vezes, a falta de recursos para melhorar as escolas e para capacitar os professores tem sido um obstáculo para o desenvolvimento da educação na região. No entanto, nos últimos anos foram feitos elevados investimentos nos estabelecimentos de ensino do nosso concelho. Foram intervencionadas múltiplas escolas, com o objetivo de aumentar a eficiência energética dos edifícios, melhorando não só o conforto dos alunos, como diminuindo o consumo energético.
Uma população educada é uma população mais informada e capacitada para tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento da cidade. A formação de cidadãos críticos e conscientes transforma-os em cidadãos mais atentos e preocupados com as políticas públicas que terão impacto direto nas suas vidas e no futuro da cidade.
Para além disso, a educação é um fator decisivo para atrair novas empresas e investimentos para a região, permitindo uma maior diversificação industrial. As empresas estão sempre em busca de locais que sejam capazes de garantir mão de obra com formação e capacidade técnica. Quanto mais elevados, forem os níveis de educação e especialização, mais fácil será a fixação de grandes empresas, promovendo, ao mesmo tempo, o crescimento económico da região.
No entanto, não podemos esquecer os professores, que têm um papel fundamental nesta nobre missão que é transmitir o conhecimento! É necessário investir também nos professores, dando-lhes as condições de trabalho e os salários justos que merecem. Professores bem preparados e motivados são fundamentais para a qualidade da educação e para a formação de uma geração de jovens capacitados e preparados para o futuro.

Paulo Soares

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas