Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaO conto “Carta para Ofélia” do escritor José Carlos Pereira em...

O conto “Carta para Ofélia” do escritor José Carlos Pereira em destaque na semana cultural de Coimbra

O conto “Carta para Ofélia” do escritor felgueirense José Carlos Pereira será teatralizado no auditório da Faculdade de Economia em Coimbra, no próximo dia 11, a partir das 16h00.

O conto “Carta para Ofélia”, que faz parte de uma antologia de autores portugueses e brasileiros, “Magia das Chaves” (2013), foi selecionado pela Universidade de Coimbra no âmbito da Semana Cultural realizada na primeira quinzena de março.

O evento em que será acolhida a referida composição literária contará com a participação de públicos de todas as idades (crianças, adultos e, alguns destes, seniores), numa interação dinâmica, intergeracional, e compreenderá três momentos interligados: um workshop em relação ao conto e a sua teatralização/performance por parte da atriz Cristiana José Rodrigues, bem como uma tertúlia com os poetas João Rasteiro e Filipa Vera Jardim e com a atriz Aurora Gaia.

Em nota enviada ao SF, Lília Costa, a mentora das suas atividades literárias refere que o evento é organizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras e agradece o importante incentivo da Universidade de Coimbra, que recebe o evento e concede patrocínio para a sua realização.

“O conto “Carta para Ofélia” foi publicado em 2013, numa antologia de autores portugueses e brasileiros, “Magia das Chaves”, da qual José Carlos foi um dos três coordenadores. Trata-se de uma carta imaginária de Fernando Pessoa, no dia da sua morte, para a sua namorada, Ofélia. Ela encontra-se com Álvaro de Campos, com Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Mário de Sá-Carneiro. Avisada de que corre perigo, é aconselhada a ir junto do sepulcro de Fernando, no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá encontrar a carta e uma chave com a qual tentará desvendar o mistério da existência. O Horizonte é “uma infinita sucessão de vácuos”” conta-nos Lília Castro e Costa.

José Carlos Pereira

José Carlos Pereira é natural de Felgueiras e nasceu no ano de 1962. Tem desenvolvido, desde muito novo, intensa atividade cultural, junto de escolas e associações ou como animador de tertúlias-concertos, concursos literários, exposições e coordenação de antologias. É membro fundador (e ativo) de várias agremiações culturais, incluindo a Associação José Afonso, e mentor do bem sucedido movimento cultural Tertúlias Itinerantes.

É autor literário e animador cultural há mais de trinta anos. Licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, e mestre em Estudos Clássicos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas