Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesProfissional e Secundária de Felgueiras vão ter novos Centros Tecnológicos, o investimento...

Profissional e Secundária de Felgueiras vão ter novos Centros Tecnológicos, o investimento é de 2,6 M€

A Escola Secundária de Felgueiras e a Escola Profissional conseguiram aprovar as candidaturas que submeteram no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e terão, assim, um financiamento que atinge os 2,6 milhões de euros para a criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE).

Escola Profissional de Felgueiras
Escola Secundária de Felgueiras

Na CIM Tâmega e Sousa, que integra 11 municípios, está prevista a abertura de 16 CTE que comtemplam as áreas de informática, industrial, multimédia e energias renováveis, e na 1ª fase foram aprovadas 5 candidaturas, sendo que 2 são em Felgueiras, na área informática na ESF e industrial na EPF. A criação dos CTE decorrerá entre 2022 e 2025.

A Escola Secundária de Felgueiras – ESF viu aprovada a sua candidatura a um CTE na área da informática, com um investimento aprovado no valor de 1,1 milhão de euros do PRR.

Anabela Leal, diretora da ESF, mostrou-se muito satisfeita com a aprovação da candidatura que deu muito trabalho aos professores da escola e explicou ao nosso jornal que “a apresentação da candidatura considerou o histórico da instituição na área da formação profissional, a capacidade instalada a nível das instalações, os equipamentos e recursos humanos, bem como a qualidade dos protocolos e parcerias estabelecidas com stakeholders externos” , e que, portanto “a apresentação de uma candidatura a um CTE na área de especialização tecnológica de  informática foi entendida como natural e obrigatória pela oportunidade que oferece de  amplificar a capacidade instalada, modernizar e acrescentar novos cursos à oferta formativa e reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização emergentes que requerem mão-de-obra muito qualificada”.

Anabela Leal – Diretora da Escola Secundária de Felgueiras

O CTE a ser criado pela Escola Profissional de Felgueiras – EPF tem uma tipologia industrial.

Segundo nos disse a diretora executiva, Vera Sampaio a opção “vai ao encontro das necessidades da capacitação de recursos humanos da região. Foi projetado para suportar diversos cursos e está organizado por vários espaços laboratoriais modernos equipados com as mais recentes tecnologias, distribuídos nesta fase de intervenção por três edifícios, numa área de implantação inicial superior a 600 m2.”.

Revelou-nos Vera Sampaio que “esta candidatura está inserida num plano de investimento mais abrangente para a Escola Profissional de Felgueiras que visa a modernização das infraestruturas e equipamentos e, consequentemente, melhorar a sua capacidade técnica e pedagógica. O projeto de investimento foi pensado para aproveitar as sinergias entre as diversas áreas de educação/formação da oferta formativa. O CTE-EPF vem impulsionar os 32 anos de experiência acumulada na preparação sociocultural, científica e técnica de jovens e adultos, dotando-a de recursos e equipamentos tecnologicamente avançados nas áreas de formação específica, potenciando o sucesso da ponte entre a escola e o mercado de trabalho”.

Vera Sampaio – Diretora executiva da Escola Profissional de Felgueiras

A reportagem completa na próxima sexta-feira nas bancas.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas