Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesGrande adesão à marcha de protesto e ao plenário de professores em...

Grande adesão à marcha de protesto e ao plenário de professores em Felgueiras

Nesta quinta-feira, centenas de professores fizeram uma marcha de protesto na cidade de Felgueiras. Concentraram-se em frente à Escola Secundária de Felgueiras e seguiram em marcha até aos Paços do concelho. Reivindicam dignidade e respeito pela classe educativa.
Esta iniciativa foi organizada pela delegação de Amarante do Sindicato dos Professores do Norte e acolheu centenas de pessoas.
É mais uma ação na luta levada a cabo pelos professores e pessoal não docente que se iniciou em dezembro de 2022 e se mantém com vários protestos a favor da dignificação da profissão.
Na passada segunda-feira, tinha iniciado uma nova ronda de protestos dos professores e durante toda a semana houve protestos em frente aos portões das várias escolas do concelho. Na quarta-feira, a greve estendeu-se ao pessoal não docente da Manuel Faria e Sousa e a escola esteve encerrada, segundo os funcionários “também têm uma avaliação com quotas, salários muito baixos e direito também à Caixa Geral de Aposentações, entre outras”.
Depois de um mês de greves, um acampamento à porta do Ministério da Educação e uma manifestação nacional, os professores voltam à carga. O protesto mantém-se um pouco por todo o concelho e janeiro está a ser um mês de grande luta em defesa da escola pública.
Reivindicam contagem do tempo de serviço docente, avaliação justa e sem quotas, progressão na carreira e acesso ao 5.° e 7.° escalões sem quotas, vinculação dinâmica dos contratados, aumento do salário que compense a inflação, desburocratização do ensino, investimento na escola pública, fim do PREVPAP e da municipalização do ensino, proteção efetiva e justa de acidentes em serviço, direito à CGA para todos.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas