No dia 10 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a ONGD lixense assinalou esta data com um Sarau na Escola Secundária da Lixa.
30 Palavras. 30 Direitos. Foi este o mote que levou o GRITAH – Grupo de Intervenção e Ação Humanitária, a comemorar a unidade, inclusão, memória, resiliência e a fazer uma retrospetiva do percurso de 2014 a 2022.
O evento foi construído de maneira a (re)contar a história dos Direitos Humanos e do GRITAH, com exemplos e partilhas na primeira pessoa e um acompanhamento à guitarra, que levou o público a embarcar numa viagem inesquecível e a alertar para os tempos complexos e confusos que vivemos.
Esta celebração pretendeu dar a conhecer que o grupo de teatro do GRITAH já está em funcionamento e quer aliar a educação e cultura aos Direitos Humanos e firmar o pensamento de Agostinho da Silva e Leonardo Coimbra.
Para além disto, o momento surpresa da noite foi o lançamento da Agenda dos Direitos Humanos para 2023. Uma agenda que é um alerta para todos os dias, com datas e mensagens relevantes para os Direitos Humanos e sugestões educativas e culturais.
A agenda pode ser adquirida entrando em contacto com os elementos da associação ou nos diversos pontos de venda entre Lixa e Felgueiras. As receitas revertem para o projeto de construção da escola na Guiné-Bissau.
Segundo nota enviada à redação do SF, “esta agenda traduz a longa caminhada da humanidade na conquista de direitos e, o GRITAH, assume a convicção, através das palavras de Leonardo Coimbra, de que “o homem não é uma inutilidade num mundo feito, mas obreiro de um mundo a fazer”.” afirmam.