Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoSegurança infantil na época natalícia

Segurança infantil na época natalícia

Com a chegada do mês de Natal, o ambiente é de magia e muita alegria! Chega o pinheiro com as luzes que fazem brilhar a nova decoração da casa e despertar a curiosidade das crianças. Época de viagens para reunir a família, festas, presentes e muita brincadeira. Mas o perigo espreita quando menos se espera e em dias de festa, o risco de acidentes aumenta.
Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), «na atmosfera de festa, entusiasmo e descontração do Natal, é fácil “baixar a guarda”», pelo que todas as famílias devem adotar medidas de segurança com vista a evitar os acidentes nesta época festiva.
Convidamos toda família a conferir uma lista de cuidados para passar um Natal em segurança:
• A árvore de Natal deve ficar estável, em local onde não possa cair sobre as crianças, mesmo se a agarrarem. A árvore deve estar longe de chaminés ou aquecedores, para diminuir o risco de incêndio.
• As luzes de Natal devem estar em bom estado de conservação, devendo ser desligadas à noite e quando todos saem de casa, assim, para além de poupar energia, estará a evitar acidentes elétricos.

• As velas acesas devem estar em lugares altos, fora do alcance das crianças e longe de cortinas, sofás e camas. Só devem estar acesas na presença de adultos e os isqueiros ou fósforos não deve estar no acesso das crianças.

• Os brinquedos oferecidos aos mais pequenos não devem ter peças pequenas que possam soltar-se, pois podem ser engolidas ou aspiradas, nem cordões que possam causar risco de estrangulamento. Assegure-se que os brinquedos são adequados a cada idade. É importante que as pilhas não possam ser extraídas pelas crianças. Se após todos os cuidados, mesmo assim uma criança engolir algum objeto ou pilha deve levá-la imediatamente para o serviço de urgência.

• Depois de abrirem os presentes, deitem fora todos os papéis, sacos de plástico, fitas e balões que vêm nos embrulhos, para evitar o risco de asfixia e quedas.
• As salas aquecidas por lareiras, salamandras ou aquecedores a gás devem ter uma boa ventilação para evitar intoxicação por monóxido de carbono, bem como, devem ser colocadas proteções à volta destas fontes de calor, para evitar queimaduras nos mais pequenos.
Especial atenção onde as crianças não devem brincar como em zonas da casa com maior movimentação de pessoas, loiças, alimentos e líquidos quentes.
A casa está cheia de perigos para as crianças, pois nesta altura do ano tudo brilha e chama a atenção das crianças que por norma são curiosas. Assim, coloque-se ao nível das crianças em altura e veja possíveis riscos para a segurança como tomadas desprotegidas, esquinas de mesas, panos que podem ser puxados pelas crianças,… entre outras coisas.

Assim, em sua casa ou na casa de familiares, se tem crianças ou bebés a andar ou gatinhar, não facilite, proteja as crianças de todo e qualquer perigo e festeje o Natal em segurança!

Fiquem atentos em benefício da vossa saúde. Um Conselho da UCC Felgueiras.
Enf.ª Conceição Sil
Enf.º João Leal
Enf.º Tiago Pires

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas