Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoUm passeio pela cidade

Um passeio pela cidade

Por ser época de Natal fomos dar um passeio pela cidade…
Já está montada a iluminação, anunciada a sua inauguração e conhecido o slogan do município “Felgueiras tem Magia no Natal”. Ainda se desconhece o programa, que dizem se prolonga até aos Reis, e há a promessa de manter a dinâmica cultural, social e o desenvolvimento da economia local.

Estão anunciadas pelo município, mais de 230.000 luzes e defende o presidente Nuno Fonseca que o investimento na iluminação de Natal reflete uma decisão estratégica, refletida e ponderada, de envolvimento da população, de promoção local e do comércio tradicional. A comunicação termina com um convite para a população estar presente no momento mágico de acender as luzes… será com certeza um belo momento cultural que envolva a população e as crianças deverão ser a aposta para tornar o momento tão mágico, já que a magia do Natal é essencialmente para a pequenada.

Continuamos o nosso passeio pela cidade, ruas centrais renovadas, a avenida Leonardo Coimbra e a Rua Rebelo Carvalho, ambas com grande prioridade para quem passeia a pé, mas percebendo-se bem a pouca adesão à caminhada e o reduzido movimento comercial, lojas vazias em plena avenida, porque será? Não se percebe a dinâmica, os cafés e pastelarias pouco movimentados e até encerram à noite. No centro da cidade nada se passa, ao fim-de-semana a grande maioria do comércio está encerrado e o movimento é pouco, não existe atividade.

Subimos pela Praça da República até chegarmos à renovada e famosa Praça Vasco da Gama, mas encontramos mais uma praça seca e deserta, talvez seja cedo, com certeza está programado uma simples estrutura para as escolas do concelho mostrarem os seus espetáculos ensaiados para a época especial e trazerem as famílias para confraternizarem!
O passeio prossegue, e num pequeno raio encontramos mais 3 edifícios, todos muito bem recuperados, a antiga Escola das Bermudas, a Casa das Torres e a Casa das Artes… tudo aparentemente fechado.

Na antiga escola desconhecemos o que está previsto, na Casa das Torres está instalado o turismo e na Casa das Artes não houve cultura nos últimos 2 anos de pandemia e parece estar fechada, para obras, talvez! Ou a definir estratégia, se bem que pelo que se sabe não tem programador cultural, ou terá? Já o bar-concerto que lá existe nunca inaugurou!
Neste pequeno passeio por poucas pessoas nos cruzamos, artistas, músicos ou vendedores de rua muito menos… apenas existe granito, cinzento, frio e já sujo.
Vamos regressar para o centro… qual centro?

De facto, foram aplicados os fundos comunitários para recuperar os edifícios e as praças, mas desconhece-se para que efeito. Não se assiste à tal dinâmica, porque essa não se resolve com os fundos, mas sim, com a tal estratégia cultural, social, económica e com imaginação, criatividade e envolvimento da população. Apenas com essa, se conseguirá atrair pessoas para um passeio pela cidade.

Até lá, aguardemos que se faça Magia com o Natal!

Susana Faria

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas