Terça-feira, Dezembro 6, 2022

Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedade23.º aniversário da ESTG

23.º aniversário da ESTG

A cerimónia do 23º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) decorreu na passada sexta-feira, dia 18 de novembro.

Luís Lima, Presidente da ESTG do Politécnico do Porto (P.PORTO), afirmou que a presença do Presidente da CCDR- Norte, António Cunha, “eleva e amplia a responsabilidade que sentimos com o Tâmega e Sousa” e referiu a necessidade de dotar a escola de instalações condignas.

Luís Lima agradeceu o “esforço e dedicação que todos colocam e colocaram ao serviço da Escola, desde a sua génese”. Acrescentou que há uma maior procura dos cursos, as notas mínimas de candidaturas tem subido de forma consistente e o número de estudantes tem aumentado, com um aumento superior a 20% nos últimos anos.

Afirmou que “a Escola necessita de mais recursos próprios e de mais trabalho em rede para conseguir ganhar a escala necessária para responder aos desafios da região”.

Hugo Leal, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG, deixou os parabéns à Escola e afirmou que a comunidade estudantil está “contente com o dinamismo estabelecido com os estudantes e com a escola” e “de criar de Felgueiras uma cidade efetivamente universitária e que vai dar resposta ao futuro , à região e à cidade”. Hugo Leal, colocou a tónica na importância dos doutoramentos no politécnico do Porto e entende que os Doutoramentos trarão respostas à região e às empresas. Numa palavra dirigida ao Presidente da CCDR-Norte, referiu que o fator mobilidade é essencial para a região.

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, frisou o compromisso da autarquia com a Escola. O edil deixou uma preocupação com a preparação do futuro e da fixação de mão de obra na região e vê na ESTG uma estrutura importante neste sentido. Nuno Fonseca exaltou ainda o plano de ferroviária com as ligações do Porto a Felgueiras, através dos vários projetos em aberto.

Nuno Fonseca, António Cunha, Paulo Pereira, Luís Lima e Hugo Leal

Para Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO, “a ESTG é um exemplo elucidativo daquilo que uma unidade orgânica deve ser enquanto impulsionador permanente do diálogo entre o mundo empresarial, o do trabalho e o das tecnologias, bem com na prossecução do trabalho do Politécnico do Porto” e assegurou estar “programada a concessão de três salas para atividades de valorização e transferência de tecnologia, salas de aula e uma residência de estudantes com o financiamento que provêm de programas como o Norte 2020 e o PRR”, além de financiamento próprio.

António Cunha, Presidente da CCDR-Norte, sublinhou que os indicadores apresentados pelo Presidente da ESTG e pelo Presidente do P.PORTO “só podem orgulhar a Comunidade”, identificando a relação de proximidade entre a ESTG, o município de Felgueiras e os restantes municípios da região envolvente, associações empresariais e comunidade académica.

No decorrer da cerimónia houve ainda lugar à entrega de prémios de homenagem aos colaboradores com 10 e 20 anos de serviço e para a entrega de prémios de mérito aos estudantes por parte do Município de Felgueiras e da empresa SoftIdeia, segundo nota de imprensa enviada à nossa redação.

Recorde-se que a ESTG foi criada em 1999, sendo uma instituição de ensino superior público inserida na região do Tâmega e Sousa, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar social, através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional, cientifica e técnica, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. Segundo os dados disponíveis, a ESTG conta com 1.800 estudantes e cerca de 21 cursos.

Luís Lima é o Presidente da ESTG, depois de ter desempenhado essa função entre 2007 e 2014. Sucedeu a Dorabela Gamboa, que foi presidente da instituição desde 2014 e que não se recandidatou para um novo mandato.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Pub

Paulo Alves Terapias

Últimas