O Agrupamento de Escolas da Lixa recebeu alunos e professores de cinco escolas europeias no âmbito do projeto Erasmus+ “UMBRELLA: Uncovering Meteo Basic Research to Enhance Lifelong Learning Abilities” , entre os dias 7 e 11 de fevereiro.
Naquele estabelecimento de ensino, estiveram representantes da Croácia, Lituânia, Espanha (Galiza e Gran Canária) e Roménia.
O objetivo deste projeto, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, é a troca de boas práticas entre as escolas europeias, sobretudo na sensibilização das questões ambientais e climáticas que afligem o planeta. Trata-se, portanto, de exortar para comportamentos sustentáveis no seio dos mais jovens, os protagonistas do amanhã.
Neste sentido, o grupo Erasmus+ de professores e alunos do Agrupamento organizou uma semana (WinSun Week) que promoveu variadíssimas realizações, nomeadamente atividades pedagógicas ligadas às estações meteorológicas instaladas em duas escolas primárias e na escola sede do Agrupamento, workshops e visitas a locais de interesse cultural e paisagístico, e com atividades promotoras de um mundo mais sustentável.
“As visitas ao Parque Florestal de Amarante, à região do vale do Douro e à cidade do Porto materializaram o espírito deste projeto, em que todos se envolveram intensamente e assim reforçaram o seu empenho de transformação ambiental”, adiantam os responsáveis pela iniciativa.
“Além disso, o programa contemplou ainda o acolhimento domiciliário por parte dos nossos alunos aos seus congéneres europeus, partilhando, assim, aspetos da nossa cultura e tradições”, acrescentam.
“A avaliação final desta semana é francamente positiva, uma vez que foram atingidos todos os objetivos e a impressão geral dos professores e alunos estrangeiros foi excecional”, refere a Escola.