Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoJorge Braz, selecionador nacional de Futsal:"Só com humildade é que podemos chegar...

Jorge Braz, selecionador nacional de Futsal:”Só com humildade é que podemos chegar longe”

Esteve esta quarta-feira em Felgueiras numa conversa longa com alunos do Curso de Desporto da Escola Secundária de Felgueiras.

Jorge Braz, selecionador nacional de Futsal, que levou Portugal à conquista do Mundial e ao bicampeonato da Europa, esteve esta quinta-feira em Felgueiras para participar numa conferência promovida pela Escola Secundária local.

Durante mais de duas horas, o selecionador conversou com alunos, falando do seu percurso como estudante, desportista e treinador de futsal.

Uma das mensagens que transmitiu aos estudantes é que é necessário “cultivar valores como a humildade e a exigência” para se singrar no desporto e na vida.

Dando o seu exemplo pessoal, lembrou que nasceu na aldeia e os valores que lhe foram transmitidos pela família e pelas pessoas com quem conviveu, foram determinantes. “Vivo com os pés no chão e isso deve-se à família e aos amigos da aldeia onde vivi e cresci. Esta vivência ensinou-me a perceber que a humildade é fundamental e por isso digo que não nos podemos deslumbrar com o sucesso”, referiu.

Jorge Braz com alunos e professores

“Construi o meu percurso etapa a etapa, mas sem nunca olhar com limitação para as coisas”, revelou.

Jorge Braz, inevitavelmente, falou da conquista recente do Campeonato da Europa, na final frente à Rússia, revelando que foi o resultado do “compromisso e exigência da equipa”.

Aos alunos do Curso de Desporto da Escola Secundária de Felgueiras lembrou que acima de tudo “independentemente das dificuldades e exigências do percurso de cada um, há valores e princípios fundamentais para se triunfar e se forem boas pessoas serão felizes”.

Anabela Leal, Diretora da Escola Secundária de Felgueiras

Anabela Leal, Diretora da Escola Secundária de Felgueiras, explicou que este género de iniciativas fazem parte do projeto educativo do estabelecimento de ensino que dirige. “O projeto educativo tem duas linhas orientadores. Uma é as competências técnicas e a aprendizagem académica, e a outra é transmitir valores dos nosso alunos no sentido de fazer a sociedade mais justa e equitativa. O que pretendemos é a formação integral dos nossos alunos”, disse ao SF.

“Convidar a vir à escola figuras conhecidas, que são exemplos de que os valores de humanismo, esforço humildade e resiliência, resultam para bem dos próprios e da sociedade”, concluiu.

Auditório cheio para ouvir Jorge Braz

Jorge Braz, 49 anos, é licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, tendo um mestrado em Ciências do Desporto, especialização de Treino em Alto Rendimento Desportivo.

Natural do Canadá, viveu em Valpaços, estudou em Chaves, jogou futebol no Desportivo de Chaves, foi também praticante de futsal, e como técnico foi eleito por quatro vezes o melhor Selecionador Nacional de Futsal do Mundo.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas