Pub

Quinta de Maderne
InícioPolíticaIniciativa Liberal de Felgueiras propõe Seguro de Saúde Municipal e Cheques Educação

Iniciativa Liberal de Felgueiras propõe Seguro de Saúde Municipal e Cheques Educação

A apresentação oficial da candidatura da IL Felgueiras às Eleições Autárquicas 2021, encabeçada por Camilo Rebelo, decorreu no domingo, um ano após a constituição do Núcleo do Partido em Felgueiras, onde foram apresentadas as principais prioridades do programa eleitoral.

“Hoje é um dos dias mais importantes desta nossa caminhada até às eleições autárquicas (…) Dissemos sempre que a Iniciativa Liberal era um partido de ideias. E é. Um dos aspetos que mais influenciou a minha decisão de ser candidato à Câmara Municipal, foi a certeza de que estaria a defender as ideias e as propostas mais eficazes para melhorar a vida de todos os Felgueirenses”, começou por referir Camilo Rebelo.

A Iniciativa Liberal apresentou ainda sete prioridades, que constam do seu programa eleitoral: Saúde, Educação, Redução da Carga Fiscal e Desburocratização, Combate ao Despesismo, Transparência e Combate à Corrupção e Amiguismo, Ambiente e Sustentabilidade, Obras Públicas e Descentralização.

“E é com o voto de confiança de cada um de vós que me comprometo e que nos comprometemos a defender estas ideias, as ideias liberais, nos órgãos autárquicos, onde elas poderão ser implementadas”, acrescentou.

No que se refere à Saúde, a IL pretende um Seguro de Saúde Voluntário, 100% comparticipado para os Felgueirenses com rendimentos mais baixos, a inserção de Desfibrilhadores Automáticos Externos em todos os recintos desportivos do Município e formação em Suporte de Vida – o que já acontece noutras regiões. O partido também pretende a implementação do Conselho Municipal da Saúde e Promoção da Saúde Mental, através da dinamização sociocultural.

Na Educação e Juventude pretendem a atribuição de cheques de educação a famílias com baixos rendimentos, para que possam escolher estudar ou numa escola pública ou privada e envolver ativamente os Jovens nas decisões políticas, promovendo a literacia política, a cidadania e o espírito crítico. A IL também pretende Formação em Língua Gestual Portuguesa.

Um tema pela qual a IL se tem batido relaciona-se com a derrama, propondo a isenção desta taxa em todas as empresas de Felgueiras, bem como a devolução de 5% do IRS aos Felgueirenses. Fixação do IMI (antiga Contribuição Autárquica) na taxa mais baixa (0,3%).

Contra o despesismo, o partido pretende combater o endividamento relacionado com obras públicas não essenciais, extinção de gabinetes municipais em excesso e com funções redundantes e empresas públicas que consideram desnecessárias, referindo a ACLEM.

A IL pretende aplicar um novo modelo de gestão e recolha de lixo, em que cada habitação paga apenas o lixo indiferenciado que efetivamente produz. Valorização dos rios como ativo de desenvolvimento local.

No que toca a obras, o partido defende o alargamento urgente da rede pública de Saneamento Básico a todo o Município e a reparação e manutenção das estradas como instrumento de desenvolvimento económico.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas