PUB
Inicio Uncategorized Representações de Cristo de Alberto Péssimo expostas na Casa do Cruzeiro

Representações de Cristo de Alberto Péssimo expostas na Casa do Cruzeiro

Está patente na Casa do Cruzeiro, em Margaride, uma exposição de arte da autoria de Alberto Péssimo.

Trata-se de uma mostra dos trabalhos deste artista elaborados durante a pandemia, com representações de Cristo em material de zinco, com pintura, em várias perspetivas.

Um momento da inauguração da exposição de arte na Casa do Cruzeiro

Para o Padre Benjamim Mesquita, receber esta exposição na Casa do Cruzeiro “é uma alegria”. O Pároco de Margaride salienta que “a obra de Alberto Péssimo inspira-nos e torna-nos mais diligentes”, notando que “são peças frágeis, cristos de sabor tão popular, que abrem atalhos de reflexão sobre a nossa relação com Cristo”.

Por seu turno, Nuno Higino, valoriza a mostra porque é “humilde no tema, no suporte escolhido e no próprio conceito, tão próximo da produção popular de santeiros e artesãos”.

O programador da Casa das Artes, e homem apaixonado pela arte, revela que “é assinalável que no meio desta veia criadora, potenciada pela pandemia, tenha aparecido este conjunto modesto de figuras inspirado na Via Sacra”, frisando que “o cruzamento de temas religiosos com a cultura popular é uma das coisas que Alberto Péssimo gosta de fazer”.

Padre Benjamim, Alberto Péssimo e Nuno Higino na Casa do Cruzeiro

A exposição foi inaugurada no passado dia 22, numa iniciativa na qual marcaram presença o Padre Benjamim Mesquita, Pároco de Margaride, Nuno Higino, Programador da Casa das Artes e amigo pessoal ao autor, e convidados.

A mostra pode ser apreciada nas manhãs de domingo no final das Eucaristias.

Alberto Péssimo nasceu em Moçambique em 1953. Desde 1961 que reside em Portugal.
Bacharel na Escola Superior de Belas Artes do Porto, expõe regularmente a título individual e colectivamente, desde 1977. É professor no Colégio dos Órfãos do Porto, desde 1980. A sua acção docente estende-se, também, à “Árvore”, cooperativa artística fundada em 1963.

Premiado em diversas ocasiões, orientou vários cursos e oficinas, sobretudo para os mais novos. Foi cenógrafo da RTP em vários programas infantis. Participou em iniciativas culturais em Felgueiras promovidas pela ACLEM e pela Paróquia de Margaride.

PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Atleta terá demonstrado que não estava em condições de continuar o Trail

Já começam a surgir alguns relatos sobre os últimos momentos, em que Marílio Costa Leite, foi visto. Segundo o...

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

Iniciativa Liberal aponta incongruências no discurso assente na defesa do ambiente

A Iniciativa Liberal de Felgueiras lamenta que o discurso do "PS/Livre e do PSD" assente na defesa do ambiente, mas que na...

Bombeiros da Lixa completam 132º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa celebrou o seu 132º aniversário este domingo e deixou uma mensagem especial aos operacionais...