Ana Mesquita vai pedir explicações ao Governo sobre calendarização das obras de reabilitação depois do Ministro Pedro Nuno Santos ter anunciado, na passa sexta-feira, uma intervenção de fundo naquele espaço habitacional, propriedade do IRUH.
“Estou chocada”. Foi assim que a deputada do PCP se referiu ao estado de “profunda degradação” do Bairro João Paulo II, na cidade de Felgueiras. De visita ao local, na tarde desta segunda-feira, Ana Mesquita, disse ao SF que “já acompanhava a situação”, tendo “comprovado no local que as condições dos moradores é, de facto, insalubre”.
“Há humidade, infiltrações, não há qualquer conforto térmico, existe fibrocimento nos telhados, o que é um risco, pedaços de pedra que caem e põem em causa a segurança, entre muitas outras coisas más, por isso é preciso urgentemente uma reabilitação integral do Bairro”, constatou.
Na sexta-feira, em Felgueiras, o Governo e a Câmara formalizaram um acordo para a recuperação do Bairro João Paulo II, sem qualquer encargo financeiro para os moradores. Na sequência deste anúncio, Ana Mesquita, quer agora saber quando é que as obras vão avançar, dada a situação “grave” que as habitações apresentam.
“O que o Sr. Ministro das Infraestruturas e Habitação anunciou recentemente tem poucas informações, pelo que o PCP vai questionar formalmente o Governo sobre a calendarização da obra, como está a ser organizado o processo e quais os compromissos que o Governo vai assumir com as pessoas que merecem ter condições de vida dignas, o que não acontece atualmente”.
Sem obras há 40 anos, o Bairro João Paulo II tem cerca de 1200 moradores . Eduardo Lobo é o representante dos inquilinos e espera o arranque das obras o mais brevemente possível. “As obras são uma necessidade e precisamos de saber quando vão começar. O Bairro não aguenta outro Inverno. Como vimos hoje, a degradação é evidente. A obra tem de avançar o quanto antes”, referiu.
“Esperamos que o processo burocrático não demore muito para a obra arrancar. É uma urgência”, concluiu.