Marco Silva, presidente da União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos, esteve à conversa com o Semanário de Felgueiras onde revelou algumas das intervenções que têm sido concretizadas e projetadas.
Os tanques e lavadouros públicos foram alvo de uma requalificação, recentemente – três em Caramos e três em Macieira da Lixa. O autarca explicou que “já é habitual preservarem estes equipamentos” e considera “que para além de fazerem parte da história da freguesia são património imaterial”.
“A população costuma lavar peças de grande volume e dado que tem água corrente, serve as freguesias em diversas finalidades. No total requalificamos três em Caramos e três em Macieira da Lixa”, sublinha.
Os parques infantis também se tornaram um tema atual e como tal, o autarca explicou que em Macieira da Lixa o equipamento está pronto, em Caramos deve estar concluído na próxima semana.
Marco Silva destacou ainda que a área envolvente à Capela do Encontro em Caramos foi requalificada bem como a “intenção de preservar o Pinheiro Manso”, que se encontra nas imediações. Mas realça outras obras “de grande envergadura” como é o caso da Rua da Eira que foi alargada e pavimentada numa parceria com a Câmara.
Também a Rua da Maçorra de baixo, em Macieira da Lixa foi alvo de uma “obra considerável” e a “Travessa do Alto da Paixão foi pavimentada”, comenta.
Marco Silva explicou que não tem apostado só em obras e referiu alguns projetos que têm sido pensados e concretizados. “É o caso do Largo de S. Roque, em Macieira da Lixa e o Largo dos Lameirões em Caramos, que vão ser intervencionados”, explica.
Além disso, está em andamento uma parceria com a União de Freguesias de Vila Cova e Borba de Godim – “Lixa Walking Trail” – que tem como objetivo a ligação entre os dois parques de lazer das duas Uniões de Freguesias, numa extensão de cinco quilómetros.
“O projeto tem como base a preservação e divulgação do espólio cultural histórico, paisagístico e ambiental das freguesias”, avança.
O autarca referiu que “aderiram ao serviço Payshop” que se localiza na sede da junta, em que a população pode pagar as suas contas. “Tem sido um sucesso e servido a população”, sublinha.
“Fizemos várias obras, em parceria com a Câmara, nomeadamente o reforço da iluminação pública e barreiras e rails de proteção”, fez saber.
A Rua de Santa Marta, em Caramos e a Rua das Hortas, Cruzeiro e Cruzes em Macieira da Lixa, vão ser requalificadas com um financiamento de 100% pela Câmara. Marco Silva termina com a novidade da “construção de um futuro parque de lazer em Caramos“.