Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeCIM implementa programa que tem como missão diminuir a desigualdade educativa

CIM implementa programa que tem como missão diminuir a desigualdade educativa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) em articulação com os seus 11 municípios e com os agrupamentos escolares da região está a implementar um programa de formação e desenvolvimento que tem como missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico.

O programa será dinamizado pela associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All, que vai contribuir para promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, particularmente dos mais desfavorecidos, reduzindo a taxa de retenção e de abandono escolar precoce na região.

“Durante dois anos letivos, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, que é designado de mentor. Este vai trabalhar em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança”.

O modelo foi testado e replicado em 58 países da rede Teach For All e destina-se especialmente, a crianças do 2.º ciclo do ensino básico durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

O trabalho é feito através de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

“O objetivo é impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional, cabendo aos mentores colocar em evidência o que de melhor há em cada criança”.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas