PUB
Inicio Sociedade CIM implementa programa que tem como missão diminuir a desigualdade educativa

CIM implementa programa que tem como missão diminuir a desigualdade educativa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) em articulação com os seus 11 municípios e com os agrupamentos escolares da região está a implementar um programa de formação e desenvolvimento que tem como missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico.

O programa será dinamizado pela associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All, que vai contribuir para promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, particularmente dos mais desfavorecidos, reduzindo a taxa de retenção e de abandono escolar precoce na região.

“Durante dois anos letivos, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, que é designado de mentor. Este vai trabalhar em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança”.

O modelo foi testado e replicado em 58 países da rede Teach For All e destina-se especialmente, a crianças do 2.º ciclo do ensino básico durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

O trabalho é feito através de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

“O objetivo é impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional, cabendo aos mentores colocar em evidência o que de melhor há em cada criança”.

PUB
PUB

Mais Populares

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Fábrica de calçado em Torrados encerra e deixa mais de 100 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica de calçado, na freguesia de Torrados, encerrou na manhã de terça-feira. A que o SF apurou...

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

ÚLTIMA HORA: Vitor Vasconcelos candidato à Câmara

A comissão política do PSD de Felgueiras reuniu na passada quinta feira. Do encontro pode ter saído o nome...

Residentes da Adib Barrosas puderam abraçar familiares

A Adib Barrosas, em parceria com o Município de Felgueiras e com a InterAge conseguiram proporcionar abraços entre seniores e os seus...