Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoOrgulho em ser Felgueirense

Orgulho em ser Felgueirense

O SF inicia nesta edição uma nova rubrica dedicada aos Felgueirenses no Mundo.

Gostaríamos de ter viajado até Boston e falado pessoalmente com a nossa compatriota Daniela Melo, mas devido à conjuntura tal não foi possível.

Fizemos a entrevista via Zoom utilizando as novas tecnologias e fazendo mais uma aposta no digital, vamos partilhar no site e redes sociais alguns vídeos com excertos dessa agradável conversa.

Não resisto a contar que foi uma entrevista muito interessante, com uma felgueirense cheia de vida, de opinião e muito pró-ativa na sua comunidade e no mundo.

Contou-nos a sua história de vida, o processo de emigração que viveu, como estão a sentir os americanos as eleições nos EUA e o seu orgulho em ser Felgueirense.

É este orgulho em ser Felgueirense que me faz hoje escrever. A Daniela diz “tenho muito orgulho em ser felgueirense. Digo-o de boca cheia e sempre o disse” e eu partilho esse sentimento. Eu e muitos felgueirenses.

Efetivamente e apesar de sermos uma terra sem relevantes factos históricos, sem imponentes monumentos, sem conhecidas personalidades, sem grandes nomes na cultura e rodeados por concelhos com tanta história e tanta oferta de recursos naturais, os felgueirenses que poderiam ser o parente pobre do Vale do Sousa não são anónimos habitantes.

E não são porque são empreendedores, são aguerridos, são ambiciosos, são trabalhadores, são focados em objectivos e reagem quando estão descontentes.Mesmo ao fechar esta edição, voltamos a ser confrontados com informações sobre novas medidas restritivas para Felgueiras.

Mais uma vez estamos na boca do país. Não é justo que tal aconteça, urge que os responsáveis políticos se indignem e se manifestem.

Não é suficiente apostar em marca identitária e filmes promocionais numa época de pandemia em que ninguém nos vem visitar. O que é fundamentar e prioritário é concentrar esforços no combate a esta pandemia, tomar medidas com base em planeamento e coordenar equipas que desenvolvam acções concretas para mitigar e reduzir os números deste surto da covid-19 no concelho.

Não há volta a dar, ou se se é capaz de reduzir efetivamente os números da infecção ou os felgueirenses continuarão orgulhosamente felgueirenses, mas serão amplamente prejudicados por medidas que nos estão a aplicar. Porque a verdade é que os casos estão cá.

Do meu ponto de vista, a acção incisiva e certeira nesta altura é a única solução para podermos afirmar o nosso orgulho. Não basta apelar, é necessário agir e ter sucesso nessa acção.

Estamos cá todos para contribuir para esse sucesso porque somos Felgueirenses com muito orgulho, mas urge tomar decisões e aplicá-las eficazmente.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas