Inicio Cultura 70 anos da morte do Mestre Aniceto da Banda de Felgueiras

70 anos da morte do Mestre Aniceto da Banda de Felgueiras

Foi a 6 de agosto de 1950 que faleceu Aniceto Pinto Ferreira, o célebre maestro fundador e regente da histórica “Banda do Anicetrinho”. Desaparecido assim fisicamente quando contava 86 anos de vida. Ficando contudo na memória coletiva por sua vida e obra, tal a dimensão do legado memorial que faz com que continue a ser constante referência, apesar de haver falecido há muito, há setenta anos já.

O “eterno” senhor Aniceto fez também parte dos Bombeiros de Felgueiras, como é do conhecimento histórico. Tendo a sua banda também incorporado a mesma Corporação, numa das fases da Banda de Música de Felgueiras.

Na passagem da efeméride local sobre a passagem de 70 anos do falecimento do Mestre Aniceto, um nome ilustre da história felgueirense, lembramos o facto. Sem grande necessidade de relatos sobre sua biografia, que tem sido publicada dentro do que tem sido possível. Inclusive com um meritório trabalho já elaborado pelo amigo sr. Mário Pereira (entretanto publicado em moldes particulares, que se deseja ainda possa ser publicado em livro). Sendo assim este mais um exemplo de bons felgueirenses que fazem parte da memória felgariana, entre diversos mais (tal como um outro sobre o qual já escrevemos um artigo que está à espera de publicação no Semanário de Felgueiras).

Assim sendo com estes e outros, também se pode ir na máxima: – Felgueiras honremos, que Felgueiras nos contempla!

Armando Pinto!

PUB
PUB

Mais Populares

Tiroteio em Várzea acaba com homem detido

A GNR de Felgueiras deteve um homem esta tarde nas imediações da Igreja de Várzea. A ocorrência registou-se após...

Imagens captadas pela leitora do Semanário de Felgueiras: Manuela Freitas

Conheça os melhores locais do concelho de Felgueiras, pela lente dos nossos leitores. Mosteiro de Pombeiro

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

GNR apreende 550 mil cigarros sem estampilha fiscal em Felgueiras

A Unidade de Ação Fiscal da GNR deteve um homem e apreendeu 550 mil cigarros sem estampilha fiscal, ontem, no âmbito de...

Assembleia Geral do FC Lixa decorreu sem incidentes

Os dirigentes demissionários não marcaram presença na reunião que contou com cerca de quatro dezenas de associados. O sócio...