Nas últimas semanas o SF recebeu na sua redação dezenas de candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e juntas e uniões de freguesia.
Confesso que é uma agradável surpresa conhecer tantas pessoas com vontade de dar o seu contributo na melhoria de vida de todos e disponíveis para a causa pública.
Apesar de muitos vaticinarem grandes derrotas aos partidos de oposição, a verdade é que a grande maioria das candidaturas são constituídas por muitos jovens e pessoas com grande valor.
Defendo que o poder é mais forte quanto melhor for a oposição e que as oposições são sempre saudáveis, quem ganha com isso é sempre a população.
Ao contrário de muitos, penso que os resultados só são conhecidos no fim da contagem dos votos e que subestimar o adversário é o primeiro erro que se comete e normalmente o princípio da derrota.
Quero dar os parabéns a todos que se disponibilizaram nesta “aventura” da política local e que aceitaram vir ao SF difundir a sua mensagem.
Aos que desempenham funções atualmente, porque sei que dedicam muito do seu tempo para servir a população e continuam com motivação para continuar.
Aos que longe até destas andanças “dão o corpo às balas” para apresentar propostas, fazer críticas construtivas e apontar alternativas.
A todos os que ambicionam uma terra melhor e contribuem efetivamente para que tal se concretize.
Lamentar aqueles que por motivos ainda não explicados descarrilam e não tem coragem para manter a bandeira hasteada, mas que querem continuar a trabalhar em prol da população.
Costumo dizer “o que as pessoas são na vida, também o são na política” foi mais um dos ensinamentos de um sábio que continua, também ele, a “dar o corpo às balas” por uma terra e um futuro com mais qualidade para as novas gerações e não abdica do que entende ser a sua missão.
Mas talvez por ter conhecido tantos jovens, que tiveram que formar as suas equipas, que é sempre um desafio e por assistir a um clima altamente repressivo desde há oito anos que sinto um orgulho imenso e, fica para mim claro, que a democracia vai continuar a ter força e temos que nos orgulhar de ter uma Felgueiras cheia de pessoas com valores, que não desistem de lutar por uma vida melhor.
E porque hoje, dia em que escrevo, 25 setembro, é dia mundial do Sonho fica um desafio a todos: não deixe de sonhar por uma vida e um lugar melhor para se viver e nunca esqueçam que a ação de cada um de nós nunca é inútil, é sempre essencial para um futuro melhor, mais justo, mais tolerante, mais inclusivo e mais inspirador.
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” Fernando Pessoa
Susana Faria