Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeDesmantelada rede internacional de contrafação que operava em Felgueiras e outros concelhos

Desmantelada rede internacional de contrafação que operava em Felgueiras e outros concelhos

Uma rede internacional de contrafação que operava em Felgueiras e outros concelhos vizinhos foi desmantelada numa operação conjunta entre a Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Polícia Nacional do Reino de Espanha, informa fonte policial.

Segundo a GNR, no dia 4 de junho, sete indivíduos foram detidos e mais de 34.436 artigos contrafeitos apreendidos, principalmente calçado, na sequência da realização de 17 mandados de busca nos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Vila do Conde.

Segundo a autoridade, a investigação coordenada pela EUROPOL durou cerca de um ano e visou uma organização criminosa dedicada ao fabrico e comercialização ilícita de produtos de vestuário contrafeitos.

Denominada “Operação LOVE”, a ação policial internacional teve como objetivo combater a criminalidade transnacional e proteger os consumidores contra produtos falsificados, acrescenta.

“Essa rede operava em território nacional e no Reino de Espanha, utilizando um complexo esquema de remessas de encomendas postais de Portugal para distribuidores espanhóis, com o objetivo de dissimular o conteúdo e ocultar remetentes e destinatários”, lê-se na nota de imprensa.

As apreensões incluíram 22.136 artigos contrafeitos, nomeadamente vestuário e calçado de diversas marcas registadas, com valor estimado em mais de 800.000 euros, equipamento, matérias-primas e nove veículos de gama média, entre outros.

“Além disso, oito pessoas singulares (seis homens e duas mulheres, com idades entre 32 e 58 anos) e duas pessoas coletivas foram constituídas arguidas, indiciadas por diversos crimes, incluindo contrafação, fraude fiscal qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais”, acrescenta.

No Reino de Espanha, a Polícia Nacional realizou sete detenções, apreendeu 12.300 artigos contrafeitos, nomeadamente calçado, e bloqueou 10 perfis nas redes sociais onde os produtos eram vendidos. A operação contou com a colaboração de 67 militares da Unidade de Ação Fiscal, bem como com a presença da Europol e investigadores da Polícia Nacional do Reino de Espanha.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas