A Biblioteca Municipal de Lousada acolheu, no dia 30 de maio, a apresentação do livro “Abril Louzadense”, um projeto da cooperativa InovLousada que visa celebrar a Revolução do 25 de Abril de 1974. O evento contou com a presença de personalidades locais e iniciou com uma atuação musical.
A obra, escrita por José Carlos Carvalheiras e ilustrada por Helena Oliveira, reúne ao longo de cinco capítulos vários artigos publicados em 14 edições do jornal “O Louzadense”.
Este livro é o primeiro resultado do projeto “Abril Louzadense”, que incluirá futuras iniciativas, nomeadamente a criação de um mural temático e um documentário sobre a Revolta da Fome, ocorrida em São Miguel, nos Açores.
Citado num comunicado, o diretor do jornal quinzenal destacou a nova publicação “como um legado organizado da Revolução de 25 de Abril”, frisando que representa, igualmente, um compromisso com o futuro.
“O lançamento do Abril Louzadense não é apenas uma celebração do passado, mas um compromisso com o futuro. Através desta obra, esperamos inspirar gerações futuras a refletirem sobre os valores e conquistas da Revolução de 25 de Abril, garantindo que a memória deste importante evento histórico permaneça viva entre todos”, afirmou Carlos Manuel Nunes.
Indicou, ainda, que as próximas edições do jornal terão uma nova rubrica, na continuidade do Abril Louzadense”, que se designará “E Depois de Abril?”, onde se irá abordar o período pós-revolução, “contextualizado na realidade local até às primeiras eleições livres”.
O livro Abril Louzadense está disponível na loja online do jornal.