No âmbito do Dia Mundial da Criança, GNR e Microsoft divulgam os primeiros resultados das ações de sensibilização a decorrer a nível nacional.
Em Portugal, desde o início deste ano e até ao final do mês de maio, a Microsoft Portugal e a GNR já realizaram mais de 1.296 sessões de sensibilização em 4.251 escolas em todo o país, as quais contaram com a participação de 49.160 pessoas, com destaque para as 48.226 crianças e adolescentes a frequentar o 1.º ciclo (33%), 2.º ciclo (57%) e 3.º ciclo e secundário (10%) de escolaridade.
O programa registou uma forte adesão também em adultos, neste período entre pais, professores e comunidade sénior, foram registadas mais de 900 participações, o que representa um dado importante para a consciencialização sobre os riscos inerentes à utilização da Internet entre as diversas gerações.
No distrito do Porto decorreram 4.545 sessões gratuitas que foram dirigidas a alunos, professores, encarregados de educação e comunidade sénior de todo o país, com a ajuda de 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR. O objetivo inicial mantém-se inalterado, o de reforçar a literacia digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet.
Estas ações de sensibilização, que são entregues todos os dias, ao longo do ano, pelos voluntários da Microsoft Portugal e pelos militares da GNR, procuram abordar temas como a importância da Cidadania Digital, a Inteligência Artificial e como esta pode ajudar no dia-a-dia, os perigos da desinformação e das notícias falsas, cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados e a dependência da internet.
No âmbito do Dia Mundial da Criança, importa ainda recordar algumas das conclusões do último estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, nomeadamente o facto da desconfiança na utilização da internet ter aumentado 3% face a 2023 e situar-se neste momento nos 45%, com a incapacidade de limitar o tempo online a ser um dos principais desafios entre pais e tutores.
Com a exposição online e respetivo aumento da desconfiança na utilização da internet, a Microsoft deixa um conjunto de boas práticas para todos os que diariamente estão em contacto com o mundo digital:
Nunca fornecer dados pessoais (nome, idade, foto, morada, escola…) e desconfiar sempre de quem pede este tipo de informação;
Muitos jogos online contêm vírus, motivo pelo qual não podemos fazer o download se não for de uma fonte oficial e segura;
Não falar online com pessoas desconhecidas;
Evitar redes Wi-Fi públicas não seguras;
Manter o software sempre atualizado e utilizar a autenticação de duplo fator – caso não exista esta opção, escolher passwords difíceis de descobrir;
Quem pode ajudar? Pais, professores, educadores, forças de segurança ou linhas de apoio.