Portugal será afetado por uma vaga de frio. Com origem numa massa de ar de origem polar que tem atingido toda a Europa e originado temperaturas inferiores ao normal para a época, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O SF Felgueiras Jornal recuperou algumas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda medidas de proteção individual para enfrentar as baixas temperaturas.
Evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, bem como utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente e proteger as extremidades do corpo são algumas das sugestões da DGS.
A DGS relembra a importância da hidratação, através da ingestão de sopa e bebidas quentes, e que a prática de atividades no exterior deve ser acautelada, utilizando vestuário adequado e tendo em atenção as condições do piso para evitar quedas.
Em casa, agasalhe-se bem, mantenha a casa quente, garantido uma adequada renovação do ar, em particular se utilizar equipamento de combustão.
Se viajar de carro, informe-se sobre a previsão meteorológica e adote uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo.
A DGS sublinha a importância de se prestar especial atenção às pessoas mais vulneráveis, reforçando todos os cuidados. Devem ser seguidas as recomendações do médico assistente e garantida a toma adequada da medicação.
Em caso de doença, ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar as serviços de urgência.