Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoDia Mundial do Xadrez foi celebrado na Escola Secundária de Felgueiras

Dia Mundial do Xadrez foi celebrado na Escola Secundária de Felgueiras

Para celebrar o Dia Mundial de Xadrez, assinalado a 19 de novembro, data do nascimento de José Raúl Capablanca, a Federação Portuguesa de Xadrez associou-se ao Município e à Escola Secundária de Felgueiras, para a realização do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa.

O evento contou com a participação de 50 jovens xadrezistas, alguns deles já com currículo de qualidade no xadrez federado.

No dia seguinte à realização do Campeonato Nacional de Semi-rápidas, que teve uma participação recorde três centenas de jogadores, a Escola Secundária voltou a ser a casa do xadrez, com 300 atletas do norte e sul de Portugal concentrados em Felgueiras.

Um fim de semana em cheio, para mostrar a pujança da modalidade a nível federado e a nível escolar.

O vencedor do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa foi Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes/Penafiel), ele que é o campeão nacional da categoria de Sub-10.
Na classificação final ficaram em 1.º Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes/Penafiel) 6 pontos; 2.º César Pereira (AE De Fafe) 5,5 e 3.º Tomás Costa (Colégio Camões/Gondomar), 5 pontos.

As Semi-rápidas contam com um novo campeão nacional, o jovem mestre FIDE Gustavo Ribeiro (CA Téssera), após um concorrido torneio.

O jogador sanjoanense somou 8 pontos nas nove jornadas, os mesmos de Ricardo Marques (Xadrez Colégio Efanor), mas beneficiou de um melhor desempate para se sagrar campeão, um feito de realçar, pois Gustavo era o número 8 à partida.

O título de Gustavo Ribeiro começou a ser desenhado na ronda 8, quando subiu à primeira mesa para bater o mestre internacional e campeão da época passada André Sousa (Vitória SC). Com essa vitória o jovem Sub-16 do CA Téssera entrou na nona jornada isolado no comando, com 7,5 pontos, mas teve de sofrer para arrecadar um empate frente a João Romando (CX A2D), ainda assim suficiente para segurar o primeiro lugar.

O pódio ficou fechado com o mestre internacional José Francisco Veiga (Xadrez Colérgio Efanor), o primeiro dos sete jogadores que somaram 7,5 pontos, indica a Federação Portuguesa de Xadrez.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas