O Centro Interpretativo do Mosteiro de Pombeiro, foi no dia 29 de novembro, inaugurado na antiga tulha daquele monumento Nacional.
Um novo espaço para (re)descobrir o longo percurso histórico e arqueológico deste conjunto monástico que integra a Rota do Românico.
Na sessão de abertura foi assinado um protocolo de gestão do Mosteiro de Pombeiro entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DGCR), a Rota do Românico, a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Pombeiro e a Câmara Municipal de Felgueiras.
Considerado a ‘Joia do Vale do Sousa’, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro ganha uma “nova vida” com a criação do Centro Interpretativo de Pombeiro.
A Câmara Municipal de Felgueiras assume, assim, competência e responsabilidades na definição de uma programação cultural conjunta com o propósito de valorizar o monumento como elemento enriquecedor do património cultural nacional e central na estratégia turístico-cultural da região.
No mesmo dia realizou-se também a I reunião da certificação do Caminho de Torres – Caminhos de Santiago e a reunião de Câmara.