O Ministério Público acusou o aluno de 16 anos por tentativa de homicídio qualificado na forma tentada, ocorrida na Escola Básica de Lagares.
O crime aconteceu a 5 de junho deste ano. Segundo informações disponíveis no site Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto, “após perturbar um dos colegas de turma foi advertido pelo professor que ministrava aquela aula comunicando-lhe que iria participar disciplinarmente junto da direção da escola. Perante a advertência, o arguido começou a entrar e a sair diversas vezes da sala de aula, persistindo com este comportamento mesmo após ter sido advertido pelo docente para não o fazer. Ante este comportamento, o professor deslocou-se ao gabinete da direção para reportar o sucedido, após o que regressou à sala de aula.”
O arguido, “munido com um ferro com 66 centímetros de comprimento”, atingiu o docente na cabeça, tendo o mesmo caído ao chão. As agressões continuavam enquanto o aluno dizia “eu mato-te” e a vítima, de 46 anos, tentava defender-se.
A agressão só terminou após a intervenção de uma funcionária da escola, evitando a continuidade da conduta delituosa. Lê-se, ainda, que “o docente sofreu uma ferida no crânio e várias escoriações e equimoses nos membros superiores e membro inferior direito”.
O Ministério Público refere que o acusado aguarda “os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação, com vigilância eletrónica, cumulada com a de proibição de contactar, por qualquer meio, com o ofendido e testemunhas dos autos”.
Ana Carolina Dias