O agravamento das previsões meteorológicas nas próximas 24 horas leva a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação forte e persistente, vento intenso e agitação marítima forte, em especial no Norte e Centro do país.
As principais preocupações, associadas a episódios típicos das estações de transição, são a possibilidade de inundações urbanas, cheias e instabilidade de vertentes que podem causar deslizamentos e derrocadas. Além disso, há o risco de contaminação de fontes de água potável e a possibilidade de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos devido a ventos fortes.
A Proteção Civil aconselha a que a população tome medidas preventivas, adotando comportamentos adequados: desobstrução dos sistemas de escoamento, a fixação adequada de estruturas soltas, evitar áreas arborizadas estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, não praticar atividades marítimas e adotar uma condução defensiva.
A população deve, ainda, estar alerta quanto às informações da meteorologia e orientações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
Mais informação meteorológica aqui www.ipma.pt e informação hidrológica em www.apambiente.pt .
Ana Carolina Dias