Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaA celebração da República

A celebração da República

A partir do ano de 1910, o dia 5 de outubro começou a ter outro significado para Portugal e para os portugueses. Celebra-se a Implantação da República e fim da monarquia.

A esta data, deixou de haver monarcas a governar o país, e os símbolos nacionais, a bandeira e o hino, foram alterados. A partir desse ano, o 5 de outubro passou a estar marcado no calendário como feriado nacional e celebrado por todo o país.

Mas a mudança não foi fácil, foi resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano, com o apoio da população, que já se encontrava descontente.

As forças militares deram início à revolução na noite de 3 para 4 de outubro, com combates acesos, em que se envolvem civis e militares, de ambos os lados. A vitória foi dada ao Partido Republicano.

No entanto, foi só na manhã do dia 5 de outubro que a proclamação da República é feita, das varandas da Câmara Municipal de Lisboa. No mesmo dia, o rei, D. Manuel II, e a sua família embarcaram na Ericeira a caminho do exílio na Inglaterra.

Após isso, foi criado um governo provisório, chefiado por Teófilo Braga. Manuel de Arriaga foi o primeiro Presidente da República, eleito pelo Parlamento no ano seguinte à proclamação da República.

Beatriz Cunha

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas