Para celebrar o triunfo das tropas liberais de D. Pedro IV de Portugal sobre o absolutista D. Miguel, em 1834, nas terras da Lixa, é feita uma festa com muita música, arte e alegria.
Sabia que o culto a Nossa Senhora das Vitórias, deve-se a uma batalha travada na Lixa entre D. Miguel e D. Pedro?
Esta batalha fez muitos mortos e parte deles, foram sepultados na Igreja de Borba de Godim.
A vitória foi proclamada por D. Pedro. Os liberais da Lixa (que eram poucos), a partir daí começaram a chamar a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, venerada na Capelinha que existiu ao lado da atual da Senhora das Vitórias. Esta capela era chamada, capela de Senhora de Aparecida, só depois da Batalha é que passou a ser chamada de capela de Nossa Senhora das Vitórias.
A parte religiosa da festa, começa com o recitar do terço, durante 9 dias, sendo o último na sexta-feira, de seguida realiza-se a procissão das velas, com saída da Capela de Nossa Senhora das Vitória para a Igreja Nova da Lixa.
No Domingo, além da missa na Igreja da Lixa pelas 11 horas, há na parte de tarde uma magnífica procissão, com saída da capela e recolhendo de novo á capela, percorrendo as várias ruas da cidade.
Este ano, as Festas das Vitórias foram celebradas e começaram ao som dos Bombos e à noite ouviu-se o jovem Ivandro. Para fechar a estreia com chave de ouro, as praças Ferrinho e Sazuli foram inauguradas.
O SF conversou com José Sousa, da Comissão de Festas. “As festas da cidade da Lixa tem evoluído cada vez mais. São as maiores festas do concelho, sendo representadas por um grupo de pessoas vocacionadas para trabalhar no concelho e com o apoio de várias entidades. Estamos em prol da cidade, e temos dinamizado e de dez em dez anos as equipes foram evoluindo. Muitos deles estiveram em comissões anteriores e temos tentado dinamizar a nossa sucessão. O objetivo é marcar a cidade da Lixa a nível nacional”.
“Nós começamos a trabalhar de ano para ano. Após a festa, são nomeadas novas pessoas, que começam desde esse momento a preparar a festa do ano seguinte”, finalizou José Sousa.
Na sexta-feira, o saudoso Tony Carreira marcou presença e levou 30 mil pessoas a cantarem os grandes sucessos da carreira do músico.
Este ano a Procissão de Velas em honra da Nossa Senhora das Vitórias na Lixa, teve uma abertura diferente. Ouviu-se a voz de Cláudia Teixeira, que com a ajuda das luzes e pirotecnia marcaram o grande momento das festas 2023.
Assista aqui, num vídeo da autoria da página Terras da Lixa:
No domingo, realizou-se o cortejo das flores, onde participaram várias associações da união de freguesias e outros grupos, com as cestas enfeitadas de flores e cânticos populares alusivos à Nossa Senhora das Vitórias, percorreram a rua principal da cidade desde do Nosso Senhor do Amparo até á capela da Nossa Senhora das Vitórias, onde foram depositadas as flores.
No último dia das Vitórias, segunda-feira, 4 de setembro, a feira de produtos regionais e hortícolas inicia às 8h30. À noite, o artista Toy sobe ao palco às 22h30 e a sessão de fogo pirotécnico regressa às 00h30. As festas terminam com os DJ’s a partir das 01h30.