As Tecnologias de Informação como motor do desenvolvimento económico
As Tecnologias de Informação desempenham um papel fundamental na sociedade, ligando as pessoas através dos meios digitais e as organizações através das pessoas.
Independentemente da aplicação que utilizamos, estamos conectados a toda a hora, em qualquer lugar. Esta ligação permanente à web é cada vez mais evidente, dia após dia.
É nas organizações que a importância das tecnologias da informação é mais proeminente e decisiva. Em muitos casos, a sua utilização é tão difundida que está presente em toda a organização, desde o seu núcleo até às terminações.
As tecnologias da informação são um forte aliado do crescimento económico mas, mesmo sendo reconhecida a sua importância, nem sempre a adoção de novas tecnologias é vista com agrado.
Tomemos como exemplo o Japão dos anos 60, onde a transição tecnológica foi bem recebida e totalmente empregue na indústria automóvel, contrastando com o que aconteceu nos Estados Unidos um par de anos antes, onde a introdução de robôs industriais nas linhas de produção foi interpretada como uma afronta ao trabalho operário.
Foi a atitude dos Japoneses que ditou o seu destino. Destino brilhante, diga-se, uma vez que 20 anos depois se tornaram a maior indústria automóvel do mundo e umas das maiores economias mundiais.
Outro exemplo de sucesso é a China. Apesar das diferenças culturais, políticas e socioeconómicas, a China trilhou um caminho semelhante ao do Japão, nas décadas de 90 e nos anos 2000, impulsionando o seu crescimento a partir de investimentos significativos em tecnologia. Hoje, o PIB chinês é mais de quatro vezes superior ao PIB japonês, representando um crescimento notável.
E nós, Felgueirenses, estamos preparados para a transição tecnológica?
Luís Costa Brochado