Noite quente, noite animada, uma noite de São João com forte adesão popular, cerca de 200 pessoas.
Foi assim, na última sexta-feira 23 de junho, em Jugueiros, evento organizado pelo Grupo de Jovens, com o apoio do Sentir o Património, Junta de Freguesia de Jugueiros e Município de Felgueiras.
A sardinhada, a broa de milho tradicional (caseiro), o bom vinho e os outros petiscos típicos, fizeram as delícias dos convivas, a que se juntou o dedilhar da concertina e cantigas populares. Também o momento de karaoke extraiu umas gargalhadas aos presentes.
O momento de visualização dos astros foi a cereja no topo do bolo, com os participantes (crianças e adultos) a ficarem maravilhados com a experiência. Enquanto observavam os astros, o professor José Augusto Matos ia explicando o que estavam a analisar no momento.
Já tarde da noite, Ernesto Sampaio e Miguel Sousa, brindaram os presentes com a Queimada Galega*, à qual são atribuídas propriedades sobrenaturais para afastar os maus espíritos e todas as coisas más.
O Grupo de Jovens, previamente, preparou todos os elementos necessários para a preparação da mesma – e até o pote de ferro com pernas não faltou, vestiu-se a preceito e convidou alguns dos presentes a participarem na recitação do Esconjuro e Feitiço. Quem assim o quis, bebeu um shot desta bebida mágica.
*“Ninguém sabe ao certo qual a origem do ritual da Queimada Galega, sabe-se que é uma tradição centenária ou mesmo milenar dos povos da Galiza e Norte de Portugal. Há quem ligue o ritual ao dia dos mortos e quem estabeleça relações entre a Queimada Galega e algumas tradições Celtas”
Fonte: https://borealis.pt/queimada-galega-os-preciosos-ingredientes/
Leia a notícia na próxima edição em papel do jornal SF. Nas bancas a 4 de julho.