A História repete-se sempre e sem nunca perder o encanto…
No dia 29 de junho, Felgueiras volta a entoar nas suas ruas vozes ritmadas, acompanhadas pela cor e pelo olfato de diversas flores que embelezam a cidade, há mais de 125 anos.
É no dia de São Pedro, em que se realiza o cortejo das flores, uma das maiores tradições da nossa terra, que mobiliza ainda pelo amanhecer, a saída das nossas gentes às ruas, em forma de devoção.
A história repete-se sempre, acompanhada pelo brilho e entusiasmo dos felgueirenses, que cumprem a antiga tradição, subindo a pé com cestos de flores, o íngreme monte de Santa Quitéria.
Este momento de devoção religiosa e festividade, preenche as ruas da nossa cidade com crianças, homens e mulheres que transportam consigo o orgulho em representar as suas freguesias e ou associações, ao longo do emblemático e simbólico caminho das capelinhas, tendo como rumo o pedestal da imagem de Santa Quitéria.
O cortejo tem a duração de mais de quatro horas, começando no centro da cidade de Felgueiras e terminando apenas na alameda, onde as flores são depositadas.
O evento atraí milhares de pessoas, que se dispersão pelas ruas da cidade, e aplaudem os cortejos que se fazem acompanhar por melodias, coreografias e boa disposição, já para não falar dos trajes tradicionais, das joias de ouro e das flores, que geralmente as mulheres mais velhas elevam às cabeças.
Rui Morais