Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoLítio: Uma Exploração sem retorno?

Lítio: Uma Exploração sem retorno?

O lítio é o mineral do momento, o qual alguns afirmam ser o promotor do desenvolvimento sustentável da sociedade do futuro. Em Felgueiras, face a uma possível prospeção e exploração, o assunto começou a ser abordado, com argumentos a favor e contra. Contudo, para nós, o lítio será sempre uma exploração sem retorno.

A narrativa de marketing dos apoiantes da exploração de lítio, suporta-se muito na causa ambiental. Contudo, após algumas pesquisas, é possível descobrir que este tipo de exploração deserta e intoxica as nossas águas, remove vegetação intensivamente, provocando, também, uma diminuição da capacidade de captação de CO2, o que diminuiu a qualidade do nosso ar. Além disso, uma bateria de lítio não pode ser reciclada, sendo o seu tempo de vida útil inferior a 10 anos. Ou seja, todo este forte impacto ambiental estaria resumido a uma década de utilização, o que refuta completamente o primeiro argumento.

Outro ponto teoricamente a favor é o crescimento económico do país e da região. Aqui é necessário analisar que o setor do turismo estaria completamente comprometido. A passagem de etapas do Rally no Seixoso deixaria de existir; a Casa do Seixoso, um ícone da região, ficaria completamente isolada; a hotelaria local teria a deplorável imagem da Exploração de Lítio; a produção do famoso vinho verde estaria comprometida devido à poluição das águas e dos solos e o setor agrícola perderia qualquer certificado de qualidade.

Felizmente, os investigadores estudam e desenvolvem outras alternativas de minerais para a criação de baterias. Os próprios carros a hidrogénio estão a ganhar mais força, podendo mesmo vir a ser o método de armazenamento de energia do futuro. Hidrogénio esse que pode ter um impacto ambiental nulo na sua produção, se a energia for proveniente de fontes renováveis; e um impacto nulo na libertação de energia, libertando apenas vapor de água.

O tema já não é recente e desde a primeira hora que nos contra esta possível prospeção e exploração de lítio na região Seixoso-Vieiros, nomeadamente no Concelho de Felgueiras e Cidade da Lixa.

O processo de decisão tomado sem acautelar os interesses dos cidadãos vai contra a liberdade de autodeterminação e de escolha de cada pessoa. A realização da prospeção, acarretará uma exploração, que comprometerá o ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida da população. A falsa responsabilidade social e os jogos de bastidores nunca poderão ser colocados como primeiro plano quando falamos de vidas humanas, de regiões com um património natural riquíssimo e de outras alternativas existentes. O Lítio é mesmo uma exploração sem retorno e na nossa balança os interesses dos cidadãos, o seu presente e futuro estarão sempre na linha da frente.

João Emanuel

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas