Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoO sonho do ARC Sendim é o sintético, revela o presidente do...

O sonho do ARC Sendim é o sintético, revela o presidente do clube, José Artur Cunha

Em vésperas de aniversário do clube, o SF esteve à conversa com o Presidente, José Artur Cunha que se fez acompanhar à nossa redação pelo capitão de Futsal, Marco Francisco e o diretor Diogo Sampaio.
Há 15 anos atrás o clube estava fechado e a atual direção herdou uma parede e quatro balizas, estava tudo abandonado e foi vandalizado, porque o campo está muito isolado e de difícil vigilância. Num ano a direção conseguiu recuperar e atualmente até tem camaras de vigilância no campo de futebol.


“O que queremos é que o clube não feche” comenta José Artur e a classificação é o que menos preocupa. A maioria dos 26 jogadores são de Felgueiras, mas o facto de o clube não ter formação dificulta na contratação de jogadores, para além do facto dos mesmos não receberem remuneração. Mas caso se magoem, é o clube que assume as despesas. Pagam um seguro e zelam pela saúde dos seus jogadores. O treinador do futebol de 11 é Vasco Quintela.
A direção está em funções desde 2017 e reúne regularmente. É a ajuda entre a equipa composta por 16 elementos que permite manter o clube, embora “as famílias saiam prejudicadas” refere José Artur. Há muito trabalho a fazer e coisas a preparar todos os dias.
O ACR Sendim transitou do futebol popular para a AFPorto, o que é muito mais exigente. Mas estão organizados em 8 equipas de duas pessoas e asseguram toda a atividade do clube, tudo “por amor à camisola” como nos conta o presidente José Artur. Organizam um sem numero de atividades para conseguirem mais dinheiro para o clube, como irem cantar os Reis ou fazerem rifas. Contam com o apoio incansável de alguns elementos e algumas empresas, entre elas a Joseli, que nunca lhes falha.
As despesas mensais do ACR Sendim são elevadas, e apesar de na freguesia de Sendim apenas existirem duas coletividades, as despesas com água, luz e gás são suportadas pelo clube, ao contrário do que acontece com a grande maioria dos clubes do concelho e com o Enreda-te – a Associação de Solidariedade Social e Recreativa, em que a junta suporta essas despesas, que tem vindo a aumentar bastante nos últimos tempos.
Só no ano passado o clube conseguiu pela primeira vez um subsídio, que dizem ter sido possível devida à persistência e trabalho do técnico Helder Freitas que fez com que fosse possível a candidatura e o sucesso na mesma.
A mais recente aposta foi no Futsal ao criarem uma equipa e inscreverem-se no campeonato da AMAF – Associação de Modalidades Amadores de Fafe, onde participam 14 equipas, doze de Fafe e duas de Felgueiras, O ACR Sendim e o ADCR Unhão/Lordelo. Os treinadores são o João Sampaio e o Júlio Alves e nesta altura ocupam a oitava posição. Já no futebol de onze e na sua estreia na AFPorto ocupam a décima posição, com 36 pontos, os mesmos do Várzea e à frente do Airães.
Um dos objetivos que também ambicionavam era a colocação de uma rede de vedação atrás da baliza e já está em marcha, agradecem a grande colaboração à empresa EMTE.
Questionado sobre o segredo do Sendim, José Artur não hesita e garante “É a união da direção e a união da freguesia”.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas