Pub

Quinta de Maderne
InícioFreguesiasRefontouraJunta de freguesia da Refontoura requalifica o jardim das Rãs e celebra...

Junta de freguesia da Refontoura requalifica o jardim das Rãs e celebra o Dia Mundial da Árvore

A junta de freguesia da Refontoura, comemorou o Dia Mundial da Árvore, que se assinala a 21 de março, com uma ação de requalificação e reflorestação do jardim da Rãs e plantou novas árvores no local.

A iniciativa decorreu em parceria com o Município de Felgueiras e contou com a presença do presidente Nuno Fonseca e vários vereadores da autarquia. Proporcionou às crianças e professores da Escola Básica Cimo de Vila a plantação de novas árvores.

“Com as nossas crianças da Escola Básica Cimo de Vila e professores, viemos renovar o oxigénio que cada uma destas árvores nos dá. Quisemos dar vida a este jardim” pode ler-se no comunicado na página da junta no Facebook. A junta de freguesia deixa ainda o repto à população “venha usufruir deste espaço verde, confraternizar com o seu grupo, apreciar a natureza”.

Recorde-se que muito recentemente, o nosso jornal alertou para a situação que se verificou nas Rãs. O SF foi contactado por vários leitores que questionaram a razão do abate de mais de duas dezenas de árvores de grande porte.

João Valente, presidente da junta da Refontoura, esclareceu, à data, que a junta de freguesia é responsável pela manutenção dos jardins da Refontoura e que identificaram que as árvores do parque das Rãs, junto ao rio Sousa tinham sido danificadas propositadamente para secarem. Por considerarem que a situação podia colocar em perigo a segurança pública dos peões e dos veículos que lá passam, comunicaram o sucedido ao Município de Felgueiras, que decidiu efetuar o abate das árvores.

Nessa altura, questionamos o vereador Joel Costa, e a redação foi contatada pelo técnico do Município que esclareceu que efetivamente as árvores – choupo italiano ou Alamo piramidal (Populus nigra pyramidalis – nome cientifico) foram vandalizadas com um corte de moto-serra em mais de 40% do seu diâmetro o que comprometeu a estrutura e a estabilidade das árvores e, portanto, por uma questão de precaução foi efetuado o abate. Esclareceu-nos que as árvores serviam como vedação natural e controle de ruído, para além do embelezamento da zona. Segundo nos informou serão plantadas novas árvores no local.

Desconhecesse o(s) autor(es) que vandalizaram as árvores. É crime. Provavelmente o espaço será alvo de mais vigilância no futuro.

O jardim das Rãs conta, agora, com árvores de várias espécies, plantadas nesta iniciativa promovida pela junta da Refontoura, no âmbito do dia Mundial da Árvores.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas