O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro recebe o segundo encontro À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Vila Meã, que se realizará na próxima quinta-feira, 16 de março, com o objetivo de promover e valorizar os produtos endógenos do território e os seus produtores.
“Numa atmosfera cultural, concebida inicialmente por uma visita guiada à igreja do mosteiro e seguida por momentos literários, em homenagem a autores notáveis do território, como António Nobre e Nuno Higino, acompanhados de Viola Amarantina e com apontamentos musicais do grupo Há Lá Trio, será apresentado um menu de degustação com especial enfoque em receitas locais” refere a organização em nota enviada à redação do SF.
Segundo a mesma nota, “o chefe coordenador das iniciativas, Renato Cunha, que preconiza uma cozinha de raízes populares, com rigor técnico, criatividade e inovação, confecionará os pratos a serem degustados pelos convidados, a “quatro mãos”, com Pedro Machado – chefe de cozinha do Restaurante Verdial, em Felgueiras, cuja cozinha reflete as suas origens, bem como as tradições e costumes da sua terra”.
Serão utilizados ingredientes fornecidos por produtores do território.
A ementa será harmonizada exclusivamente com infusões, que serão utilizadas também como auxílio condimentar, proporcionando aos convidados uma viagem ao património aromático do Tâmega e Sousa, num conceito de “TEA Experience – Talk. Eat. Act.”, criado pela Infusões com História. Os verbos nos quais assentam este conceito dão lugar às conversas, degustações e momentos culturais que compõem o evento.
Na tarde do dia 16 de março, às 15h, irá ocorrer na Cooperativa Agrícola em Felgueiras um workshop “Estratégia de Marca/Negócio: Construção de um modelo”.
O próximo encontro irá ocorrer no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, com o chefe convidado António Queiroz Pinto – chefe de cozinha no Restaurante de Tormes e na Pensão Borges. O Seminário de Encerramento será realizado no dia 27 de abril, no Centro de Interpretação da Escultura Românica.
O Made In Tâmega e Sousa também está a produzir uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação das atividades no Facebook e Instagram.
Este projeto é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.