Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesPadre António Pacheco de Barbosa Mendonça: um benemérito social

Padre António Pacheco de Barbosa Mendonça: um benemérito social

Entre Figuras Felgueirenses dignas de apreço, nos mais variados quadrantes da sociedade e coisa pública, de cujos contornos existenciais de vez em quando calha bem reavivar um vislumbre memorando, desta feita lembramos o reverendo Padre António Pacheco de Barbosa Mendonça. Um ilustre felgueirense que merece ser assim referenciado com nome inteiro, tal a sua dimensão, mas também para não haver confusões com outros seus parentes, por entre personagens de nomes ou apelidos idênticos, naturalmente. Tal o caso, por exemplo, do seu tio e padrinho Conselheiro Dr. António Mendonça, da Casa de Rande, antigo presidente da Câmara Municipal e homem de letras diretor e proprietário do jornal Semana de Felgueiras. Acrescendo ainda o Padre António, além de ter seu nome na quinta que doou para o Centro Social de Airães, também ser nome duma rua em Airães. Daí que convirá sempre haver distinção entre os dois, no caso, pois o Conselheiro é também nome de uma rua na Longra. Além que se fosse nomeado só por Barbosa Mendonça ainda haveria outras sobreposições, contando haver outro sacerdote antigo, o Padre João Barbosa Mendonça, também irmão do Conselheiro de Rande Dr. António e do Juiz Conselheiro Barbosa Mendonça da casa do Bacelo de Airães, todos naturais da casa e freguesia de Rande. Padre esse que foi pároco de S. Paio da Portela em Penafiel e do qual existe em Rande uma histórica naveta para incenso, que ele ofereceu à paróquia de S. Tiago em 1909; e é também mencionado no livro “Memórias do Capitão” de João Sarmento Pimentel, no terno capítulo Guilhermina, por entre evocações da “Menina de Rande” (Maria Guilhermina Mendonça, que, como é do conhecimento público pela região, desde que faleceu em 1912 está santificada na devoção popular).

Ora, o Padre António Pacheco de Barbosa Mendonça era filho do Juiz Conselheiro Dr. Alexandre Barbosa Mendonça, e nasceu em Airães, na casa do Bacelo, a 17 de julho de 1909. Foi seu padrinho, junto com a esposa, o seu tio Conselheiro Dr. António Pedro de Barbosa Mendonça Pinto de Magalhães e Alpoim (mais conhecido por Conselheiro de Rande, Dr. António Mendonça), proprietário da Casa de Rande, casa-mãe da família, e que foi presidente da Câmara do efémero concelho de Barrosas, primeiro, e depois do concelho de Felgueiras. Sua mãe, D. Teresa Pacheco, era natural de Sernande.



Teve um irmão, o médico Dr. Artur Mendonça, clínico geral e estomatologista, que foi deveras popular durante muitos anos no Posto Médico da Casa do Povo da Longra e de permeio teve atividade cívica como Presidente da Direção da Adega Cooperativa e da sucessora Cooperativa Agrícola de Felgueiras. Muito sociável e animador de conversas político-sociais nos locais de convívio público na Longra e na então vila de Felgueiras. Através do qual houve continuidade da família na genealogia continuadora da casa do Bacelo. Falecido em 1979, anos antes do irmão, portanto.

Como sacerdote o P.e António Mendonça foi Prefeito no Seminário de Évora, Pároco de Viana do Alentejo, Campo Maior e Vila Viçosa, no Alentejo; bem como Capelão do Sanatório de Monte Alto, da serra de S. Pedro da Cova-Gondomar (embora mais conhecido por sanatório de Valongo) e pároco de S. Pedro de Raimonda, na diocese do Porto. Faleceu a 24 de outubro de 1986.
O P.e António é um grande benemérito da sua freguesia natal, tendo doado à Paróquia de Santa Maria de Airães a Quinta do Roço, por testamento destinando-a à educação de crianças, jovens e idosos, onde atualmente está instalado o Centro Social que tem o seu nome, com valências de Jardim Infantil, Centro de Dia e Lar de idosos. Em cuja quinta lhe foi dedicado um pequeno monumento, em linhas modernas, da autoria do Arq.° Fernando Coelho. Num misto de modernidade à mistura com encanto rústico, quão ouvindo na bucólica paisagem o som da eternidade.

Armando Pinto

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas