Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoComo recuperar dos excessos das épocas festivas?

Como recuperar dos excessos das épocas festivas?

Depois da época de festividades o assunto do dia é recuperar a boa forma depois dos quilinhos a mais que se ganharam e se as dietas detox são realmente uma boa opção. Calma, vamos por partes!
No artigo anterior abordei a temática sobre a Dieta Mediterrânea, a qual privilegia o convívio à mesa, que no Natal é mais prolongado que o habitual, mas não podemos esquecer que o mais importante nestas celebrações é viver o momento em família e não só em torno da comida.
Contudo o maior problema não é o Natal (24 e 25 de dezembro) e o Ano Novo (31 de dezembro e 1 e janeiro), mas o somatório dos diversos jantares para comemorar estas datas, podendo começar bem mais cedo, que por vezes prolongam-se até ao dia de Reis, como é óbvio tudo irá influenciar o nosso estado nutricional.
Parte de cada um moderar as quantidades ao longo de todo o dia, isto porque nas vésperas (24 e 31 de dezembro), à semelhança de todos os outros dias do ano, o dia inicia-se com o pequeno-almoço que pode ser equilibrado deixando de parte os doces e outros alimentos menos saudáveis característicos destes dias, ou não.
Inicie as refeições festivas com sopa. Irá promover a saciedade, hidrata, é uma fonte de vitaminas, fibra, minerais e antioxidantes. Podemos também incluir hortícolas nas refeições principais. A tradição são as couves cozidas e a cenoura, mas atenção à quantidade de azeite, uma boa fonte de gordura saudável, mas não deixa de ser uma gordura. E porque não incluir legumes cozidos no tradicional assado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro?
Nas sobremesas pode sempre preparar a mesa com fruta ou até mesmo preparar numa salada de frutas. Têm muitos nutrientes, menos calorias, fonte de fibra e água, o que ajuda na diminuição da vontade de comer.

O MEU CONSELHO É MESMO ESSE, SELECIONAR E RESPEITAR AS QUANTIDADES

Nesta época em família pode ser incluído um passeio em família ou uma ida ao parque ou até mesmo a prática de atividade física. Mexa-se, pois cada minuto conta para abater a compensação calórica.
Após as festividades volte à rotina! Coma bem, de forma saudável e equilibrada, durma cerca de 7 a 8 horas, beba pelo menos 1,5L água ou outro tipo de líquido sem adição de açúcar, como chá.
Não se alarme com o peso ganho, pois é um somatório de várias variáveis: excessos alimentares, funcionamento intestinal e retenção de líquidos. O importante é conter nas datas festivas e voltar à normalidade e rapidamente o peso volta ao que era.
Por fim, fala-se muito em dietas e produtos detox. Se houver estes cuidados, se voltar à rotina e ingerir água suficiente, o nosso organismo encarrega-se de tudo, o fígado e o rim são excelentes filtros, portanto, deixem-nos trabalhar.
Em tudo na vida progredimos com a aprendizagem, se este ano não foi fácil incluir todas estas estratégias, prepare-se durante o ano, pois o resultado será fantástico. Mantenha o equilíbrio e preocupe-se mais com o tempo fora das festividades.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas