Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesCasa encantada abrilhanta o Natal em Jugueiros

Casa encantada abrilhanta o Natal em Jugueiros

Habituado a admirar as casas iluminadas na Suíça, onde esteve emigrado 35 anos, António Santos dedica-se há mais de 10 anos a recriar o Natal na sua casa em Jugueiros.

Na freguesia de Jugueiros, perto da Ponte Medieval de Travessós encontramos a bela casa encantada repleta de simbolismo do Natal.

António Santos é o proprietário e o “arquiteto” de tão mágica obra.

À conversa com o SF, recorda que os 35 anos em que viveu na Suíça ficaram marcados pelo Natal e pela tradição que por lá se vive, “na Suíça todas as casas são decoradas na época de Natal. Há concursos para a casa mais bem decorada”, “não há nada parecido na Europa. Todas estas figuras que tenho no jardim, as renas, pai natal, presépio, comboios foram compradas na Suíça, não se encontram em mais lado nenhum”, refere.

António Santos tem um enorme fascínio pelo Natal, pela festa da família, que junta pais, filhos, avós e netos. Ainda vivia na Suíça e já decorava a sua casa em Jugueiros em apenas três semanas, “era uma grande correria” confessa satisfeito.

“Sempre gostei muito do Natal e apaixonei-me por esta arte de decoração. É tão linda, tinha que partilhar esta magia” diz-nos António embevecido.

A casa não fica numa artéria principal nem num grande centro urbano, mas António diz que gosta muito do sítio onde vive e é um prazer abrir os portões da sua casa para que todos possam visitar e apreciar, embora tenha consciência que corre alguns riscos.

“O ano passado, depois do vosso jornal, Semanário de Felgueiras ter divulgado, vieram pessoas de todo o país, Gaia, Porto, Santo Tirso, Cabeceiras, Penafiel, Celorico, Paços Ferreira… Há pessoas que percorrem o país inteiro para verem iluminações. Em 2021, houve um senhor que corre o país e disse-me «no país não há nada igual. A sua casa abrilhanta o Natal de tantos. Obrigada»” conta-nos António.

“Gosto muito do meu país, mas a Suíça é um paraíso” garante quando fala orgulhoso do seu filho que o ajuda na montagem dos circuitos e com saudades da doce Andreia, a filha que ainda vive na Suíça porque cá nunca teria uma vida com tanta qualidade e conforto como a que vive lá.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas