Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeLítio: ativistas reuniram com deputados do PSD da Comissão do Ambiente e...

Lítio: ativistas reuniram com deputados do PSD da Comissão do Ambiente e Energia na AR

O “Movimento Seixoso-Vieiros, Lítio Não”, reuniu com a bancada parlamentar do PSD, a fim de expor as suas preocupações relativamente à situação da área de Seixoso Vieiros, proposta para integrar o concurso para prospeção e pesquisa de lítio.

Comissão de Ambiente e Energia 

Na reunião, estiveram presentes os deputados do PSD, que integram a Comissão de Ambiente e Energia, na Assembleia da Rep+ublica, Hugo Oliveira (Vice-presidente), Sónia Ramos (Vice- Coordenador), Jorge Mendes (Efetivo), Cláudia Bento (Suplente). 

“Sabendo de antemão que em Portugal esta exploração só é possível a céu aberto, alertaram para os impactes negativos resultantes  deste tipo de atividade extrativista, com a consequente destruição do património ambiental e natural, bem como das atividades socioeconómicas que são a base da sustentabilidade local”, refere o movimento de ativistas em comunicado.

O “Movimento Seixoso Vieiros- Lítio Não”, “concorda com a necessidade de se proceder à transição energética e descarbonização, contudo considera que este processo não pode ser implementado a todo o custo, contra a vontade das populações”, anota no comunicado.

“Os impactes da exploração de lítio a céu aberto, pelos exemplos conhecidos, são altamente poluentes e contaminantes, são irreversíveis e dificilmente mitigáveis, pelo que as vantagens deste tipo de atividade económica não convence os habitantes locais, que querem progresso positivo e não destrutivo”, terminam.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas