PUB
InícioFelgueiras ao minutoCâmara garante estar contra a exploração de lítio no Seixoso

Câmara garante estar contra a exploração de lítio no Seixoso

Depois da polémica dos últimos dias, a Câmara de Felgueiras anunciou hoje em comunicado que está ao lado da população e no que depender de si não haverá exploração de lítio no concelho. “O Município de Felgueiras vem, por este meio, comunicar à população que, no âmbito das suas funções de luta e de defesa dos interesses da população local, assume a posição de estar contra a exploração de lítio no concelho de Felgueiras”, avança em comunicado.

“Na fase de discussão pública, o executivo municipal inconformado, fez questão de apresentar uma proposta de reclamação junto da DGEG relativamente a esta matéria, no entanto a DGEG não acolheu a totalidade dos argumentos apresentados pelo nosso Município. Nesta conformidade, não se encontrando salvaguardadas as exigências colocadas pelo Município de Felgueiras na sua reclamação, considero que a Câmara Municipal deverá tomar uma posição de firmeza relativamente à forma como se antevê que o processo possa avançar”, acrescenta.

“Naquilo que depender da Câmara Municipal, a exploração não avançará. Contudo, apelamos à serenidade no debate da questão, evitando que se gere alarmismo ou transmissão de informação que, por falta de rigor técnico, poderá confundir a população na sua análise. Neste momento, aquilo que é previsto avançar é a prospeção, ou seja, os estudos para a verificação da existência de lítio no território e das quantidades previsíveis. Isto significa que teremos um conhecimento mais aprofundado daquilo que poderá ou não existir no nosso solo e que, enquanto população deste concelho, temos o direito de conhecer. A prospeção não significa que haverá exploração”, explica.

“Não haverá exploração de lítio no concelho de Felgueiras com a anuência da Câmara Municipal”, garante a edilidade.

A exploração de lítio foi autorizado pelo Governo para o concelho (Seixoso, na Lixa) e a população tem manifestado a sua revolta nas redes sociais.

PUB
PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas