A apresentação oficial da candidatura – Juntos pela Lixa – de Ana Olívia à União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim decorreu, no passado domingo, na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, na presença de vários militantes do Partido Social Democrata e do candidato à Câmara de Felgueiras, Vítor Vasconcelos.
A apresentação pública da candidatura foi feita por José António Ribeiro, um histórico militante do PSD e recebeu o apoio da juventude através de Sofia Soares, líder da JSD Lixa.
“Aceitei o desafio do candidato à Câmara Municipal de Felgueiras, Vítor Vasconcelos, para me candidatar à União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, pelo amor que tenho a esta nossa cidade da Lixa, pela insatisfação do presente e pela vontade de trabalhar num futuro próspero e risonho”, começou por dizer a candidata Ana Olívia.
No seu discurso, referiu que a Lixa “tem sido esquecida e encontra-se estagnada, social e culturalmente”, tendo ainda mencionado que a Lixa tem que crescer.
“Merece que o bairrismo que tanto nos caracteriza seja colocado em ação e que todos os Lixenses sintam ainda mais orgulho em vestir a camisola e elevar o nome da nossa terra”, sublinhou.
Ana Olívia Sousa nasceu e viveu em Borba de Godim até aos 25 anos. Após esta data, casou e passou a residir em Vila Cova da Lixa, tendo 3 filhos. Trabalhou na Caixa Geral de Depósitos de Felgueiras e da Lixa, estando, atualmente, na pré-reforma.
Na sua intervenção referiu que a Lixa perdeu alguns serviços importantes e que é imperioso traze-los de volta, afirmando a necessidade de criar um espaço de cidadão de apoio à população.
“Queremos trazer de volta os serviços que outrora tivemos e nos foram retirados”, acrescentou.
Ana Olívia mencionou a aposta na juventude, na cultura, na necessidade de dinamizar os espaços e os apoios necessários às associações de animais.
“Queremos apostar nas zonas verdes que se encontram ao abandono e em espaços de lazer, para os mais novos e os nossos seniores”, disse.
Vítor Vasconcelos assume afinidade sentimental com cidade da Lixa
O candidato à Câmara Municipal de Felgueiras, Vítor Vasconcelos, relembrou que a Lixa foi pioneira ao nível das instituições, das ideias de muitos lixenses célebres, com uma identidade própria, muito vincada e com um saudável bairrismo. Tal como Ana Olívia referiu a importância dos jovens.
“A gestão autárquica tem que ter isto em atenção e ouvir os lixenses. Foi o que fizemos e, por isso, a Ana Olívia é a solução ideal, porque é livre, não precisa da política para sobreviver e encara este desafio pela terra e com muita paixão”, avançou.
Vítor Vasconcelos reforçou a necessidade de afirmar o património natural e sustentabilidade do Seixoso.
“É importante devolver a centralidade à Lixa que está a perder população”, sublinhou.
O evento foi concluído coma interpretação do hino da Lixa por uma jovem lixense e por Ana Olívia.