PUB
Inicio Freguesias Airães "Nascem, crescem, reproduzem-se e morrem"

“Nascem, crescem, reproduzem-se e morrem”

O Jardim de Infância de Airães promoveu uma iniciativa – comum a outras instituições de ensino – para mostrar às crianças “o ciclo de vida de um animal”.

“Foi esta experiência magnífica que proporcionamos às crianças do nosso Jardim de Infância, através dos ovos guardados desde o Verão passado e que na Primavera abriram para a vida de novos seres”, começam por explicar.

A instituição de ensino mostrou o ciclo de vida dos “Bichinhos da Seda” ás crianças.

“Fotografamos e registamos, passo a passo, a sua evolução, desde o nascimento dos primeiros bichinhos, passando pela sua alimentação, com a recolha de folhas de Amoreira no adro da Igreja de Airães, ao aparecimento dos casulos e, por último, ao nascimento das borboletas”, pode ler-se.

Estas, após acasalarem, deram origem ao aparecimento dos ovos, que na próxima Primavera darão origem a novas vidas. As crianças foram completamente envolvidas neste processo, registando individualmente, em folha própria, tudo o que lhes foi dado a observar dentro daquelas casinhas mágicas.

Um pouco de História: China

Os chineses tiveram exclusividade na fabricação da seda por três milênios. Cientes do valor comercial do tecido que pode ser usado em dias quentes ou frios, o governo chinês proibiu a exportação de ovos de bicho da seda e sementes de amoreiras, condenando à morte os traficantes. Os europeus só desvendaram o mistério em 552, quando o imperador romano Justiniano enviou alguns monges à China, em missão de espionagem. Na bagagem, os supostos religiosos esconderam ovos de bicho-da-seda dentro de bordões de bambu. Constantinopla tornou-se o primeiro centro de seda da Europa. Nos séculos seguintes, a sericultura disseminou-se por todos os continentes.

PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Atleta terá demonstrado que não estava em condições de continuar o Trail

Já começam a surgir alguns relatos sobre os últimos momentos, em que Marílio Costa Leite, foi visto. Segundo o...

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

Parque de Lazer da Eufrásia em Sendim aberto ao público este sábado

Foi aberto ao público, este sábado, pelas 16h00, o Parque de Lazer da Eufrásia, na Rua da Igreja, em Sendim.

Governo recua: Bares vão abrir no domingo

Os bares podem reabrir domingo com regras dos restaurantes. Discotecas só em outubro. Apesar de o Primeiro Ministro, António Costa ter afirmado...