PUB
InícioCulturaLongra: celebra 18 anos em que foi elevada à condição de Vila

Longra: celebra 18 anos em que foi elevada à condição de Vila

Celebraram-se os 18 anos em que a Longra foi elevada à condição de Vila, esta quinta-feira, dia 1 de julho.

No dia 1 de julho de 2003, pelas 18h13, a Assembleia da República aprovou a elevação da Longra à categoria de Vila marcando um dos momentos mais importantes para o povo de Felgueiras.

Momentos históricos
Longra

“Cerca de 50 pessoas das freguesias que constam do projeto de lei da vila – Rande, Sernande, Pedreira e Varziela – não cabiam em si, de tão contentes, após ouvirem o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, afirmar que o projeto lei tinha sido aprovado por unanimidade”.

Os dias seguintes foram de festa, com a participação “do agrupamento de freguesias englobadas na área urbana da vila, do Rancho Infantil e Juvenil, do Grupo de Teatro, Grupo de Fados da Casa do Povo da Longra, Grupo de Cantares de Santa Marinha da Pedreira, Grupo de Cavaquinhos de Sernande e o Conjunto Amigos de Varziela”. No evento foi ainda apresentado um livro alusivo ao acontecimento.

Excertos do jornal.

Artigo de Opinião 2021 : Armando Pinto

Completa-se neste dia 1 de julho de 2021 já 18 anos da elevação da Longra a vila. Estando-se assim no dia que deveria ser oficialmente comemorativo, e à falta de lembranças oficiais, relembra-se aqui o facto de mais este aniversário da vila da Longra, na passagem do 18º aniversário da respetiva aprovação nacional. Sem qualquer anúncio de alguma iniciativa de cariz institucional, tal como vem sucedendo nos anos recentes após a alteração administrativa, ou seja com a união de freguesias que tem desmotivado e desleixado tudo, passa assim mais um aniversário da vila da Longra em silêncio ensurdecedor. Mesmo, contrariamente ao que foi acontecendo por outros lados do concelho de Felgueiras, nem no dia próprio há alguma coisa, como por exemplo no parque infantil, recentemente alvo duma intervenção, também… Sem poder haver desculpas da pandemia, pois estes acontecimentos sem nada acontecer vêm de tempos anteriores às restrições derivadas do Covid.

Por Armando Pinto – Semanário de Felgueiras

Imagem do dia – mastros sem bandeiras, em dia de aniversário. Ora, apesar de localmente e entre iniciativas municipais e locais não haver no próprio dia, pelo menos, quaisquer ações comemorativas por quem de direito oficial, continua-se aqui a não deixar passar despercebido o facto e seu contexto.

Assim sendo, na pertinência da ocasião avivam-se memórias por meio de algumas das diversas recordações da passagem da Longra a vila.

PUB
PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas