Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaAldeia de Codeçais é palco de atividades este sábado

Aldeia de Codeçais é palco de atividades este sábado

Decorre este sábado, uma iniciativa quem tem como objetivo “permitir às pessoas vivenciarem o magnífico núcleo rural e a sua envolvência”, da Aldeia de Codeçais em Sendim.

“Através de uma caminhada que percorrerá um vasto património cultural e natural da freguesia de Sendim”, destaca-se a “a Ponte de Codeçais, a Fábrica do Jordão, os Moinhos de Corvete, a Casa de Sergude e a Villa Romana de Sendim.

No centro da aldeia será servido um almoço e de seguida será apresentada uma peça de teatro intitulada – Em Codeçais contou-se… era uma vez D. Pedro e D. Inês de Castro – que retratará as vivencias e lendas passadas das gentes de Codeçais.

Refira-se que a Aldeia rural – classificada como Aldeia de Portugal – ainda hoje ostenta as marcas da sua principal vocação: a agricultura.

O edificado retrata a morfologia das casas agrícolas desde o século XVIII até aos dias de hoje. No entanto, a sua génese será do século XVI.

Para além das casas rurais, espigueiros, sequeiro e eira, a aldeia é marcada por duas construções ligadas a uma personalidade de Felgueiras – o Dr. Luís Gonzaga de Fonseca Moreira – que terá nascido na Quinta do Meio e edificado a soberba Casa do Castelo.

A participação carece de inscrição obrigatória, através do e-mail: [email protected]

Devido a situação pandémica do nosso concelho as inscrições estão limitadas a 60 participantes

Programa:
09h00 – Caminhada de 12 Km – Concentração na Aldeia de Codeçais
13h00 – Almoço
15h30 – Peça de Teatro

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas