Muito se tem falado de Democracia em Portugal. Estará em risco? Está posta em causa? São os partidos? Os antigos? Os recentes? Os “independentes” sem o nunca terem sido? Os “novos” políticos impreparados? A comunicação social tendenciosa? Os governantes que cometem erros constantes, que muitos portugueses “pagam” com a vida? Serão todos os que se tivessem educação e responsabilidade, admitiriam os seus fracassos e demitiam-se num acto de correcção e respeito para com os outros? Ou a culpa será das bastonárias que só se conseguem fazer ouvir quando utilizam linguagem de choque? Será culpa exclusiva das redes sociais que permitem que se “partilhem” mentiras como sendo verdades e se desvirtue a discussão política, das ideias e das prioridades, com respeito, urbanidade e educação?São apenas questões para reflexão. Cada um assumirá o seu “papel” na sociedade.
O SF inicia nesta edição mais uma “nova” rubrica, de política e dos actores políticos que actuam no nosso espaço concelhio – é o Palco de Ideias.
Contactamos todas as forças partidárias com estruturas activas no concelho e questionamos. Todos aceitaram o desafio.
Este tema sobre a pandemia, o que foi feito e o que poderia ter sido, é a 1ª questão de muitas e que tem como objectivo que os intervenientes dos vários quadrantes políticos escrevam o que defendem e pensam sobre matérias que o SF considera fundamentais para o esclarecimento e para a vida dos felgueirenses.
Apesar do peso dos vários partidos ser bastante diferente, entendemos que todos teriam o mesmo espaço limite para expressarem as suas opiniões, prioridades e acções.
Entendo que o SF é um espaço único e privilegiado para que sejam debatidas ideais e ideias das várias forças vivas do concelho. Esse é o nosso papel e este é o vosso palco.
Somos um órgão de comunicação social local, independente de qualquer tipo de poder, económico ou político, ou de qualquer grupo de pressão. Orientamo-nos pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
Apesar dos nossos 30 anos de publicações, nesta edição temos uma entrevista inédita, ao nosso ilustre felgueirense Tony Miranda, que nos falou sobre o seu percurso e sobre a sua vida. E que grande história de vida. É uma honra poder registá-la em mais uma página de Felgueiras.
Como felgueirense sinto um enorme orgulho e privilégio poder conversar com o homem que teve um grande sonho, lutou e conquistou o mundo na alta costura.
Susana Faria