11.9 C
Felgueiras
Sábado, Fevereiro 4, 2023

Pub

Quinta de Maderne
InícioPolíticaCIM vai realizar avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha...

CIM vai realizar avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai realizar uma avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras, mais conhecida por linha do Vale do Sousa.

A avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento de quatro estudos: um concentrado nas condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto da nova linha na estrutura horária existente e a eventual necessidade de reforço da rede.

O segundo vai avaliar a viabilidade técnica e ambiental, para perceber a exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro.

O terceiro tem como objetivo avaliar o potencial de passageiros e por último será feita uma análise de custo-benefício, para verificar a viabilidade do projeto, tendo em consideração os custos estimados resultantes do estudo de viabilidade técnica e ambiental e as conclusões do estudo de procura.

A realização do estudo para a viabilidade de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos do Governo, “sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das regiões do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto”.

Segundo um comunicado enviado à nossa redação, foi já definido um acordo de colaboração entre a CIM do Tâmega e Sousa, as Infraestruturas de Portugal, a Área Metropolitana do Porto e os municípios atravessados por esta linha: Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no Tâmega e Sousa, e Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Pub

Paulo Alves Terapias

Últimas