PUB
Inicio Política CIM vai realizar avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha...

CIM vai realizar avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai realizar uma avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma linha ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras, mais conhecida por linha do Vale do Sousa.

A avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento de quatro estudos: um concentrado nas condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto da nova linha na estrutura horária existente e a eventual necessidade de reforço da rede.

O segundo vai avaliar a viabilidade técnica e ambiental, para perceber a exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro.

O terceiro tem como objetivo avaliar o potencial de passageiros e por último será feita uma análise de custo-benefício, para verificar a viabilidade do projeto, tendo em consideração os custos estimados resultantes do estudo de viabilidade técnica e ambiental e as conclusões do estudo de procura.

A realização do estudo para a viabilidade de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos do Governo, “sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das regiões do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto”.

Segundo um comunicado enviado à nossa redação, foi já definido um acordo de colaboração entre a CIM do Tâmega e Sousa, as Infraestruturas de Portugal, a Área Metropolitana do Porto e os municípios atravessados por esta linha: Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no Tâmega e Sousa, e Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto.

PUB
PUB

Mais Populares

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Fábrica de calçado em Torrados encerra e deixa mais de 100 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica de calçado, na freguesia de Torrados, encerrou na manhã de terça-feira. A que o SF apurou...

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

Nuno Fonseca condena “todo o tipo de violência”

O Presidente da Câmara, Nuno Fonseca, avançou que “condena todo o tipo de violência, seja ela de que natureza for” explicando que...

Vasco Alves apresenta um voto de protesto devido a “agressões físicas” na AM

O deputado da bancada do PSD, Vasco Alves, declarou um voto de protesto relativamente a um episódio de agressão na última Assembleia...