PUB
Inicio Business / Empresas Siza Vieira apresenta medidas de apoio à economia

Siza Vieira apresenta medidas de apoio à economia

Pedro Siza Vieira, ministro do Estado e da Economia fala ao país e apresenta medidas de apoio. Ao seu lado está a Ministra da Cultura, Graça Fonseca. O comércio e os espaços culturais voltam a encerrar a partir das 00h00 de dia 15 de janeiro.

Roupa, livros, produtos desportivos e de decoração deixam de estar disponíveis nas superfícies comerciais. ASAE vai fiscalizar. Siza Vieira diz que fiscalizações já estão em curso.

Graça Fonseca diz que em momento algum a “liberdade religiosa pode ser afetada” e em termos de Constituição não pode ser suspensa. “Não foi suspensa antes”, revela. A decisão da suspensão em março, das atividades religiosas foi tomada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Apoio para pagamento de rendas começa a 4 de fevereiro: Os empresários em nome individual têm a 28 de janeiro abertura de candidaturas para receberem apoio com limite de cinco mil euros. O apoio para o pagamento de rendas tem as suas candidaturas abertas a 4 de fevereiro, num apoio a fundo perdido.

Lay-off simplificado a 100% já disponível (empresas pagam 19% e ficam isentas de TSU): Todas as empresas têm acesso ao regime de Lay-off simplificado – há reforço de remuneração até aos 100% para os trabalhadores e o esforço da empresa mantém-se como aconteceu antes, a 19% do salário do trabalhador, estando isento de TSU, um regime que se mantém durante o confinamento.

As penhoras e execuções fiscais ficam suspensas até abril, bem como planos prestacionais à Segurança Social.

42 milhões para a Cultura (cinemas independentes incluídos) e concursos ficam sem efeito: Em 2021, em função da excecionalidade do ano “não é ano para concursos”, daí que o apoio a entidades artísticas pela DG Artes mantém-se, adiando-se os concursos para 2022. As 75 entidades elegíveis recebem apoio renovado de 12 milhões de euros. No cinema, o governo vai apoiar mais seis obras audiovisuais com 1,4 milhões de euros. Na música, há uma atualização da quota da música portuguesa a passar nas rádios, que sobe dos 25% para os 30%.

PUB
PUB
PUB

Mais Populares

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Fábrica de calçado em Torrados encerra e deixa mais de 100 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica de calçado, na freguesia de Torrados, encerrou na manhã de terça-feira. A que o SF apurou...

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

O GO FITNESS perdeu a cabeça

Verão; praia e um ginásio com horário totalmente livre por 3,73/semana. O GO FITNESS perdeu a cabeça mas tu...

Duas listas disputam liderança do FC Lixa

A mesa da Assembleia Geral do FC Lixa recebeu a indicação da existência de duas listas candidatas a gerir o clube na...