PUB
Inicio Business / Empresas Siza Vieira apresenta medidas de apoio à economia

Siza Vieira apresenta medidas de apoio à economia

Pedro Siza Vieira, ministro do Estado e da Economia fala ao país e apresenta medidas de apoio. Ao seu lado está a Ministra da Cultura, Graça Fonseca. O comércio e os espaços culturais voltam a encerrar a partir das 00h00 de dia 15 de janeiro.

Roupa, livros, produtos desportivos e de decoração deixam de estar disponíveis nas superfícies comerciais. ASAE vai fiscalizar. Siza Vieira diz que fiscalizações já estão em curso.

Graça Fonseca diz que em momento algum a “liberdade religiosa pode ser afetada” e em termos de Constituição não pode ser suspensa. “Não foi suspensa antes”, revela. A decisão da suspensão em março, das atividades religiosas foi tomada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Apoio para pagamento de rendas começa a 4 de fevereiro: Os empresários em nome individual têm a 28 de janeiro abertura de candidaturas para receberem apoio com limite de cinco mil euros. O apoio para o pagamento de rendas tem as suas candidaturas abertas a 4 de fevereiro, num apoio a fundo perdido.

Lay-off simplificado a 100% já disponível (empresas pagam 19% e ficam isentas de TSU): Todas as empresas têm acesso ao regime de Lay-off simplificado – há reforço de remuneração até aos 100% para os trabalhadores e o esforço da empresa mantém-se como aconteceu antes, a 19% do salário do trabalhador, estando isento de TSU, um regime que se mantém durante o confinamento.

As penhoras e execuções fiscais ficam suspensas até abril, bem como planos prestacionais à Segurança Social.

42 milhões para a Cultura (cinemas independentes incluídos) e concursos ficam sem efeito: Em 2021, em função da excecionalidade do ano “não é ano para concursos”, daí que o apoio a entidades artísticas pela DG Artes mantém-se, adiando-se os concursos para 2022. As 75 entidades elegíveis recebem apoio renovado de 12 milhões de euros. No cinema, o governo vai apoiar mais seis obras audiovisuais com 1,4 milhões de euros. Na música, há uma atualização da quota da música portuguesa a passar nas rádios, que sobe dos 25% para os 30%.

PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Atleta terá demonstrado que não estava em condições de continuar o Trail

Já começam a surgir alguns relatos sobre os últimos momentos, em que Marílio Costa Leite, foi visto. Segundo o...

“Os cidadãos não precisam de qualquer declaração para saírem do concelho”

Na sequência das medidas especiais decretadas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, há várias questões que os cidadãos têm colocado.

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

Iniciativa Liberal aponta incongruências no discurso assente na defesa do ambiente

A Iniciativa Liberal de Felgueiras lamenta que o discurso do "PS/Livre e do PSD" assente na defesa do ambiente, mas que na...

Bombeiros da Lixa completam 132º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa celebrou o seu 132º aniversário este domingo e deixou uma mensagem especial aos operacionais...